WEBER, Ingrid. Um copo de cultura: os Huni Kuin (Kaxinawá) do Rio Humaitá e a escola. Rio Branco: Edufac, 2006, 255pp.

Autores

  • Juliana dos Santos Figueiredo Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Resumo

A obra Um copo de Cultura foi escrito por Ingrid Weber, nascida no Rio de Janeiro em 1974, formada em Ciências Sociais pela Unicamp em 1997 e Mestre em 2004 pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ); participou do Núcleo de Transformações Indígenas/PRONEX e desde 1998 é assessora do Projeto de Autoria no programa de educação não governamental Comissão Pró-Índio do Acre.

A obra analisada foi organizada em duas partes, a partir da introdução. O texto desperta a curiosidade do leitor desde o prefácio, escrita por Txai Terri Valle de Aquino, onde descreve o principal personagem de Ingrid, o senhor “Sueiro Sales Cerqueira”, como é conhecido, este importante líder na região do rio Jordão apresenta o início das pesquisas com os kaxinawá e as relações com os seringueiros do Acre, instigando o leitor com os conflitos e a relação violenta com patrões seringueiros e o poder e a influência das organizações. Por fim aborda o papel da FUNAI e as observações da autora sobre a escola Kaxi, onde diz que a obra é fruto das assessorias a escola Kaxi e as visitas as aldeias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20/01/2018

Como Citar

Figueiredo, J. dos S. (2018). WEBER, Ingrid. Um copo de cultura: os Huni Kuin (Kaxinawá) do Rio Humaitá e a escola. Rio Branco: Edufac, 2006, 255pp. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(2). Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/2991

Edição

Seção

RESENHAS