SERÁ QUE ELE É? NOTAS PARA PENSAR A IDENTIDADE CULTURAL DA (S) HOMOSSEXUALIDADE (S) NA ESCOLA

Autores

  • Ederson Lima de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Éderson Luís Silveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Renan Antônio da Silva Doutorando em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.2.2897

Palavras-chave:

Cultura. Linguagem. Homossexualidade. Educação.

Resumo

A presente pesquisa descritiva de cunho qualitativo visa tecer gestos de interpretação sobre a homossexualidade na educação para pensar a viabilidade operacional-analítica do conceito de identidade sob a ótica dos estudos culturais através da análise do filme estadunidense Será que ele é?, do diretor  FranK  Oz. Para isso, centrar-se-á nos posicionamentos discursivos que se inserem no terreno das práticas e das representações, o que implica em considerar a cultura (um conjunto de significados partilhados) e os usos da linguagem como não sendo neutros e possibilita pensar a cultura e a linguagem como organismos inter-relacionados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederson Lima de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Diretor/Coordenador do Colégio SESI de Rolândia/PR.

Éderson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Membro Pesquisador do Grupo Michel Foucault e os Estudos Discursivos (UFAM/CNPq) e do Grupo Formação de Professores de Línguas e Literatura (FORPROLL/CNPq)

Renan Antônio da Silva, Doutorando em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Araraquara

UNESP

Downloads

Publicado

20/01/2018

Como Citar

Souza, E. L. de, Silveira, Éderson L., & Silva, R. A. da. (2018). SERÁ QUE ELE É? NOTAS PARA PENSAR A IDENTIDADE CULTURAL DA (S) HOMOSSEXUALIDADE (S) NA ESCOLA. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(2), 287–310. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.2.2897

Edição

Seção

ARTIGOS