“JÁ NÃO SÃO INDÍGENAS MAIS PUROS”: CONCEPÇÕES DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA AMAZÔNICA SOBRE IDENTIDADES/DIFERENÇAS INDÍGENAS
DOI:
https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.2.2767Palavras-chave:
Concepções, Identidades/diferenças, Docentes, Povos IndígenasResumo
O artigo produz uma discussão referente à temática das identidades/diferenças indígenas no contexto de uma escola Pública de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação da cidade de Ji-Paraná – RO. Metodologicamente, a pesquisa é sustentada a partir da perspectiva qualitativa (REY, 2005) utilizando técnicas de entrevistas ancoradas em Silveira (2007). Destacam-se os seguintes autores: Hall (2007); Costa (2003); Woodward (2000) entre outros. Concluímos que as concepções docentes instituídas na escola a respeito das identidades/diferenças indígenas estão profundamente articuladas as tramas coloniais amazônicas, orientam-se por conteúdos que adensam a colonialidade do saber, capturam a diferença pelo viés do estereótipo ao marrá-las como expressões do passado.Downloads
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Publicado
17/01/2018
Como Citar
Scaramuzza, G. F., Sousa, O. S., & Aguiar, J. F. (2018). “JÁ NÃO SÃO INDÍGENAS MAIS PUROS”: CONCEPÇÕES DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA AMAZÔNICA SOBRE IDENTIDADES/DIFERENÇAS INDÍGENAS. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(2), 213–229. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.2.2767
Edição
Seção
ARTIGOS