“JÁ NÃO SÃO INDÍGENAS MAIS PUROS”: CONCEPÇÕES DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA AMAZÔNICA SOBRE IDENTIDADES/DIFERENÇAS INDÍGENAS

Autores

  • Genivaldo Frois Scaramuzza Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Orlandina Sousa Sousa Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Josimeire Ferreira Aguiar Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.2.2767

Palavras-chave:

Concepções, Identidades/diferenças, Docentes, Povos Indígenas

Resumo

O artigo produz uma discussão referente à temática das identidades/diferenças indígenas no contexto de uma escola Pública de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação da cidade de Ji-Paraná – RO. Metodologicamente, a pesquisa é sustentada a partir da perspectiva qualitativa (REY, 2005) utilizando técnicas de entrevistas ancoradas em Silveira (2007). Destacam-se os seguintes autores: Hall (2007); Costa (2003); Woodward (2000) entre outros. Concluímos que as concepções docentes instituídas na escola a respeito das identidades/diferenças indígenas estão profundamente articuladas as tramas coloniais amazônicas, orientam-se por conteúdos que adensam a colonialidade do saber, capturam a diferença pelo viés do estereótipo ao marrá-las como expressões do passado.

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Biografia do Autor

Genivaldo Frois Scaramuzza, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutor em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Professor do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da UNIR.

Orlandina Sousa Sousa, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Graduanda em Licenciatura em Educação Básica Intercultural. Indígena da etnia Puruburá. Bolsista UNIR/PIBIC/CNPq

Josimeire Ferreira Aguiar, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia - Bolsista PIBIC/UNIR/CNPq

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Publicado

17/01/2018

Como Citar

Scaramuzza, G. F., Sousa, O. S., & Aguiar, J. F. (2018). “JÁ NÃO SÃO INDÍGENAS MAIS PUROS”: CONCEPÇÕES DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA AMAZÔNICA SOBRE IDENTIDADES/DIFERENÇAS INDÍGENAS. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(2), 213–229. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.2.2767

Edição

Seção

ARTIGOS