“TEMPO, TEMPO, TEMPO, TEMPO": CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO NO POVO PURUBORÁ DA ALDEIA APEROI EM RONDÔNIA E EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATO GROSSO

Autores

  • Anatália Daiane de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Edson Caetano Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.2.2717

Palavras-chave:

Tempo. Povos indígenas. Comunidades tradicionais. Povo Puruborá.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir acerca da concepção e da relação com o tempo vivenciado na aldeia Aperoi em Seringueiras, no Estado de Rondônia, única aldeia do povo Puruborá. Trata-se de reflexões realizadas no decorrer de uma pesquisa de doutorado em andamento e que a partir do materialismo histórico dialético e elementos da pesquisa participante, tem o intuito de compreender a produção da vida material e imaterial do povo Puruborá e os saberes construídos e transmitidos durante essa produção, buscando verificar se há indícios da Produção Associada entre esse povo indígena. Os instrumentos utilizados no decorrer da pesquisa de doutorado são a análise documental, a observação participante, entrevistas e oficinas. Conclui-se que no povo Puruborá e em algumas comunidades tradicionais do Estado de Mato Grosso a concepção e a utilização do tempo se difere da lógica do modo de produção capitalista, permitindo uma concretização do processo de humanidade e liberdade do ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anatália Daiane de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), linha de pesquisa Movimentos Sociais, política e educação popular. Pedagoga e mestra em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Educação na Amazônia (GPEA). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE). Bolsista de Demanda Social pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Edson Caetano, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduado em Ciências Sociais pela PUCCAMP. Doutor em Educação pela UNICAMP e professor do Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE). 

Downloads

Publicado

15/01/2018

Como Citar

Oliveira, A. D. de, & Caetano, E. (2018). “TEMPO, TEMPO, TEMPO, TEMPO": CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO NO POVO PURUBORÁ DA ALDEIA APEROI EM RONDÔNIA E EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATO GROSSO. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(2), 75–91. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.2.2717

Edição

Seção

ARTIGOS