O CARÁTER EDUCADOR DOS SARAUS POÉTICOS: LITERATURA MARGINAL EM FOCO

Autores

  • Josefa Janiele Cordeiro Marinho UFRPE / UAG

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.2.2689

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar o caráter humanizador e transformador da literatura, em especial da literatura marginal. Partindo desse ponto aborda-se também a importância dos saraus literários para a disseminação do conhecimento e acesso à arte. Apresentando um pequeno diálogo entre a literatura marginal e a literatura canônica, mostrando que ambas têm muito a contribuir e que as diferenças impostas a estas são feitas por aqueles que detêm o poder e sentem a necessidade de segregar o conhecimento. Discutindo-se também a questão da representatividade na literatura e que esta pode ser usada como resistência ao sistema excludente do qual fazemos parte. Além de abordar um breve diálogo entre o conceito de razão indolente, saber científico e cânone literário. Trazendo como exemplo de sarau enquanto alternativa de educação libertadora, um projeto que realiza saraus literários na cidade de Garanhums / PE.

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Publicado

20/01/2018

Como Citar

Cordeiro Marinho, J. J. (2018). O CARÁTER EDUCADOR DOS SARAUS POÉTICOS: LITERATURA MARGINAL EM FOCO. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(2), 250–264. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.2.2689

Edição

Seção

ARTIGOS