IDENTIDADE E ALTERIDADE: UMA REFLEXÃO DA OBRA INFANTIL “O LOBISOMEM QUE QUASE MORREU DE MEDO”

Autores

  • Sonia Oliveira Barbosa
  • Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Resumo

Este artigo traz uma análise acerca da obra literária infantil, do autor mineiro Ronaldo Simões: O Lobisomem que quase morreu de medo. A temática central é a identidade e a alteridade, os quais na obra são representados pelo medo que o lobisomen sente do homem. Parte-se do pressuposto que este enredo problematiza a diversidade cultural, a diferença social e pessoal. Desse modo, permite que o leitor - crianças, desenvolvam uma criticidade a respeito de si mesmos e do outro, propiciando que sejam capazes de refletir sobre os valores culturais presentes na sociedade em que vivem. Este estudo fundamenta-se metodologicamente na leitura intensiva do texto, buscando identificar como a narrativa apresenta a diversidade cultural, identidade e a alteridade, e concretizam sua problematização. Subsidiariamente, aplicaram-se conceitos extraídos da Análise do Discurso: Mainguenau (1989, 1996, 2001) e Charaudeau (2010). Foram constados que a obra transmite elementos importantes para a construção de uma identidade plural, visto que a formação do povo brasileiro é diversificada. A diversidade cultural é marcada pela relação com o outro, sendo a primeira relação consigo mesmo, a segunda com o outro, e a terceira com o mundo. 

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Publicado

10/09/2017

Como Citar

Barbosa, S. O., & Brandão, V. B. G. (2017). IDENTIDADE E ALTERIDADE: UMA REFLEXÃO DA OBRA INFANTIL “O LOBISOMEM QUE QUASE MORREU DE MEDO”. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(1). Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/2570