RELAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PRÁTICAS DE LEITURAS

Sâmia Maria Ferreira de Araújo, Paulo Kleber Borges da Silva, Maria Lúzia Ferreira Santos, Lilian Maria Moser

Resumo


O artigo objetiva a analisar a relação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa com a alfabetização científica, considerando as práticas de leituras, para o desenvolvimento integral do aluno do Ensino Fundamental. O objetivo foi orientado pelo problema: qual a relação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa com a alfabetização científica, considerando as práticas de leituras, para o desenvolvimento integral do aluno do Ensino Fundamental? Foi realizada pesquisa qualitativa teórica e de campo. Para a coleta de informações, foi utilizada entrevista semiestruturada junto às professoras supervisoras e bolsistas do projeto PIBID/UNIR/CGM/Letras e Pedagogia “Alfabetização Científica Interdisciplinar de Leitura”, como também alunos atendidos pelo projeto e pelo PNAIC. As práticas de leituras de textos e contextos visam proporcionar aos alunos um conhecimento ampliado do seu meio social, para que sejam capazes de fazer a leitura das palavras e do mundo. Os resultados evidenciaram que a relação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa com a alfabetização científica, desenvolvida durante as práticas de leituras (para o desenvolvimento integral do aluno do Ensino Fundamental) é construída entre as professoras supervisoras, bolsistas e alunos, no interior do processo ensino e aprendizagem das múltiplas práticas de leituras.  


Palavras-chave


PNAIC. Alfabetização científica. Práticas de leituras

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