RELAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PRÁTICAS DE LEITURAS

Autores

  • Sâmia Maria Ferreira de Araújo
  • Paulo Kleber Borges da Silva
  • Maria Lúzia Ferreira Santos
  • Lilian Maria Moser

Palavras-chave:

PNAIC. Alfabetização científica. Práticas de leituras

Resumo

O artigo objetiva a analisar a relação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa com a alfabetização científica, considerando as práticas de leituras, para o desenvolvimento integral do aluno do Ensino Fundamental. O objetivo foi orientado pelo problema: qual a relação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa com a alfabetização científica, considerando as práticas de leituras, para o desenvolvimento integral do aluno do Ensino Fundamental? Foi realizada pesquisa qualitativa teórica e de campo. Para a coleta de informações, foi utilizada entrevista semiestruturada junto às professoras supervisoras e bolsistas do projeto PIBID/UNIR/CGM/Letras e Pedagogia “Alfabetização Científica Interdisciplinar de Leitura”, como também alunos atendidos pelo projeto e pelo PNAIC. As práticas de leituras de textos e contextos visam proporcionar aos alunos um conhecimento ampliado do seu meio social, para que sejam capazes de fazer a leitura das palavras e do mundo. Os resultados evidenciaram que a relação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa com a alfabetização científica, desenvolvida durante as práticas de leituras (para o desenvolvimento integral do aluno do Ensino Fundamental) é construída entre as professoras supervisoras, bolsistas e alunos, no interior do processo ensino e aprendizagem das múltiplas práticas de leituras.  

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Biografia do Autor

Sâmia Maria Ferreira de Araújo

Licendiada Plena em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia.

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Publicado

15/01/2018

Como Citar

Ferreira de Araújo, S. M., Silva, P. K. B. da, Santos, M. L. F., & Moser, L. M. (2018). RELAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PRÁTICAS DE LEITURAS. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(2), 33–45. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/2421

Edição

Seção

ARTIGOS