Pesquisa e ensino em Educação à partir “do Sul”: Descolonizar o ensinar e o aprender na Amazônia

Rafael Ademir Oliveira de Andrade, Elisangela Ferreira de Menezes

Resumo


O presente trabalho fundamenta-se na reflexão prática e teórica dos autores acerca do ensino e pesquisa na Amazônia, especialmente nas Ciências da Educação e o ensino de Ciências Humanas e sua presença nos currículos formativos de ensino superior. Trabalhamos a reflexão a partir “do Sul” ao pensarmos proposições para estas atividades em outra perspectiva epistemológica, que dialogue conhecimentos construídos de e para o local de pensar e escrita e que não submetam tais saberes à uma epistemologia considerada superior para que esta possa “iluminar” os inferiores, o “sul epistemológico” é uma nova perspectiva de construir e pensar a ciência no diálogo igualitário com os povos e grupos outrora subalternizados pela lógica empresarial da colonização. As discussões revisam e apontam exemplos ligados à conceitos marcando assim o próprio processo formativo dos autores. O artigo pretende servir de porta de entrada para outras reflexões e de construções coletivas de saberes, evidenciando já a necessidade deste diálogo para a construção de uma escola e uma acadêmia verdadeiramente democrática.



Palavras-chave


Ensino - pedagogia decolonial. educação. interculturalidade.

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