EDUCAÇÃO E ALTERIDADE NA SOCIEDADE LÍQUIDA: CONSEQUÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Maria Sandra Montenegro Silva Leao UFPE
  • Maria Sandra Montenegro Silva Leão UFPE

Palavras-chave:

Alteridade, educação integral, pós-modernidade

Resumo

O propósito do presente texto é problematizar a possibilidade de construção de uma educação integral, orientada pelo princípio da alteridade em tempos de sociedade líquida, conforme expressa Bauman (2001). Parte-se do entendimento que a modernidade líquida seduz a maioria dos seres humanos para o hiperconsumo e gera mudanças nos modos de viver, de ser e de se relacionar com o outro. A relação educativa em espaços formais e não formais entra neste contexto enquanto centralidade para o processo de humanização dos sujeitos. É uma pesquisa bibliográfica e a trajetória teórico-metodológica se ampara na fenomenologia, situada no construto de Lévinas (2000). O investigador não tem a pretensão de neutralidade diante dos fenômenos e considera a complexidade do real. As análises dos textos remetem para a possibilidade da construção de uma educação orientada pela ética primeira, desde que incentivada, estimulada a partir de situações facilitadoras de valores e sentimentos solidários ao outro.

 

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Biografia do Autor

Maria Sandra Montenegro Silva Leao, UFPE

Professora do Centro de Educação, UFPE. Pesquisadora na área de Filosofia, Espiritualidade e Educação.

Maria Sandra Montenegro Silva Leão, UFPE

Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional, Centro de Educação, UFPE.

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Publicado

10/09/2017

Como Citar

Silva Leao, M. S. M., & Silva Leão, M. S. M. (2017). EDUCAÇÃO E ALTERIDADE NA SOCIEDADE LÍQUIDA: CONSEQUÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(1). Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/2228