LITERATURA INFANTIL: AMPLIAÇÕES PEDAGÓGICAS DE LEITURA NA PRIMEIRA FASE DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Elizane Assis Nunes Universidade Federal de Rondônia
  • Tania Suely A. Brasileiro Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Nair F. Gurgel Amaral Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Josué J. de Carvalho Filho Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.4.n.2.2114

Palavras-chave:

Educação Infantil. Literatura Infantil. Práticas Educativas

Resumo

A educação infantil no Brasil, a partir dos dispositivos legais que a balizam, apontam mudanças significativas no modo de oferta e concepção de ensino. A compreensão de educação assistencialista e protetoral que se desenhou inicialmente no seu contexto histórico vem sendo substituída e principalmente ampliada para um ponto de vista que percebe a criança como sujeito histórico e de direito, que aprende e ensina nas interações vivenciadas e nas práticas cotidianas do ambiente escolar. Tais alterações nos fez refletir sobre: como tem ocorrido a aprendizagem da leitura, da escrita e da compreensão de mundo por meio da literatura infantil na contemporaneidade? Compreender esse processo de formação de leitores desde a educação na infância evidencia uma forte focalização nas práticas docentes. Desse modo, o objetivo foi analisar como ocorre o estímulo da leitura, da escrita e da compreensão de mundo por meio da literatura infantil na educação escolar com crianças de 3 a 5 anos de idade. Essa análise implica considerar os percursos históricos da Educação Infantil e o seu reordenamento como direito social das crianças de 0 a 5 anos delineados pelas Leis e DCNEI. Em virtude disso, as escolas que atendem a primeira fase da Educação Básica têm experimentado um intenso processo de ressignificação das práticas docentes e das teorias pedagógicas a respeito da formação de leitores. Cumpre destacar o uso da literatura no cotidiano escolar como proposta pedagógica para fortalecer a mediação do processo ensino-aprendizagem a partir de uma prática social concreta. Desse modo, a leitura de literatura infantil se apresenta como um instrumento simbólico que contribui para a transformação da sociedade via desenvolvimento do pensamento crítico. A metodologia é descritiva/qualitativa, a partir de um estudo de campo. Os sujeitos pesquisados foram 11 (onze) professores que atuam na rede municipal de educação infantil de Porto Velho-RO. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas fechadas e abertas. A análise se deu a luz da análise de conteúdo de Bardin (2009). Nas considerações finais notamos o reflexo das novas tendências pedagógicas para a Educação Infantil promovidas pelas legislações vigentes no Brasil. Foi possível observar ampliações das práticas educativas, visto que, a literatura infantil tem sido objeto de aprendizagem para promover a leitura, a escrita e o entendimento de mundo desde infância.

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Biografia do Autor

Elizane Assis Nunes, Universidade Federal de Rondônia

Professora da Universidade Federal de Rondônia

Tania Suely A. Brasileiro, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora da Unir

Nair F. Gurgel Amaral, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora da Unir

Josué J. de Carvalho Filho, Universidade Federal de Rondônia

Professor da Unir

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Como Citar

Nunes, E. A., Brasileiro, T. S. A., Amaral, N. F. G., & Filho, J. J. de C. (2017). LITERATURA INFANTIL: AMPLIAÇÕES PEDAGÓGICAS DE LEITURA NA PRIMEIRA FASE DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 4(2). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.4.n.2.2114