OS EXCLUÍDOS DO SÉCULO XX SÃO OS CONVIDADOS DE HONRA DO SÉCULO XXI: UMA CONTRADIÇÃO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL

Autores

  • Geisa Cristina Batista Universidade Federal do Acre
  • Dalva Maria Seewald de Carvalho Escola Estadual de Educação Especial Abnael Machado de Lima (RO)

Palavras-chave:

Ser Humano. Educação Especial. Políticas Públicas. Exclusão Educacional.

Resumo

Durante o século XX, no contexto do processo histórico educacional, um conjunto de estudantes em idade escolar foi induzido a migrar para um ambiente educacional que atendesse suas especificidades condizentes às suas necessidades especiais. Da mesma maneira, no início do século XXI, esses mesmos estudantes foram reconduzidos para a origem, mas, agora, fora da idade escolar. Essa política nos levou aos questionamentos inerentes a este processo de inclusão, neste trabalho. A pesquisa, de cunho etnográfico, foi produzida numa escola pública localizada na Capital do Estado de Rondônia, Brasil, a qual, em 2016, oferecia os anos iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação Especial. A análise de conteúdo, proposta por Bardin (2009) foi utilizada para a análise dos resultados. Estes demonstraram que os estudantes excluídos das escolas regulares comuns, no século XX, não demonstraram interesse em retornar às mesmas, no século XXI, pois o processo de inclusão não foi considerado uma experiência positiva em suas vidas escolares. Os interesses detectados eram alheios à escolarização em escolas com estudantes na idade infanto-juvenil, já que a Educação de Jovens e Adultos, oferecida, naturalmente no período noturno, não ser condizente com o interesse de seus pais e responsáveis. De acordo com esses resultados, os estudantes com necessidades educacionais especiais em idade adulta, encontraram, nos atendimentos e oficinas pedagógicas da Associação de Pais e Amigos do CENE-APACENE, o acolhimento dos seus iguais e, de certa forma, essa opção minimizou as sequelas da educação excludente que tiveram no decorrer do processo de escolarização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Cristina Batista, Universidade Federal do Acre

Licenciada em Pedagogia (1996/AVEC), com Especializações em Psicopedagogia (1999/UNIR), Educação Especial (UNIR, 2000) e Coordenação Pedagógica (2015/UNIR) e Mestrado Acadêmico em Educação (2013/UNIR). Professora da Universidade Federal do Acre (UFAC). 

Dalva Maria Seewald de Carvalho, Escola Estadual de Educação Especial Abnael Machado de Lima (RO)

Licenciada em Pedagogia (2000, UNIR), com Especializações em Metodologia do Ensino Superior (2004/UNIR), Mídias na Educação (2007, UNIR) Mestrado em Ciências da Educação (2015- Universidade Tecnológica Intercontinental-Asunción –PY). Professora da Escola Estadual de Educação Especial Abnael Machado de Lima (RO).

Downloads

Publicado

28/02/2017

Como Citar

Batista, G. C., & de Carvalho, D. M. S. (2017). OS EXCLUÍDOS DO SÉCULO XX SÃO OS CONVIDADOS DE HONRA DO SÉCULO XXI: UMA CONTRADIÇÃO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 4(2). Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/2110