LITERATURA E IDENTIDADE: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO REGIONAL

Autores

  • Marcia Machado de Lima Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Palavras chave, Identidade, José J. Veiga, regional, realidade, espaço

Resumo

Regional é uma categoria que ajuda a entender as relações entre literatura e identidade porque se oferece como um operador. No presente trabalho, trataremos da identidade a partir do que toca à constituição subjetiva do real. Consideraremos, para tanto, que o lugar onde se habita também habita o sujeito. Neste sentido, demonstraremos que o regional oferece materialidade para  lugar onde se habita sem perder de vista a sua produtividade do espaço na constituição da representação prática através da linguagem. A literatura, enquanto arte que participa da representação prática, estabelece, então, suas relações com a constituição da identidade. 

Palavras chave: Identidade; José J. Veiga; regional; realidade; espaço

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Machado de Lima, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Literatura, Unesp - Campus de São José do Rio Preto. Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos literários nas áreas de leitura, formação do leitor e Teoria Literária. Estuda a Literatura Fantástica e também temas relacionados à literartura na escola, letramento e processos de leitura literária.

Downloads

Publicado

10/09/2017

Como Citar

de Lima, M. M. (2017). LITERATURA E IDENTIDADE: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO REGIONAL. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(1). Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/2058