JORGE AMADO E ROGER BASTIDE: PERMEANDO QUESTÕES IDENTITÁRIAS SOBRE O IDEAL NACIONALISTA

Autores

  • Luana Signorelli Faria da Costa Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

identidade, cultura, nacional, Amado, Bastide

Resumo

Intelectuais, pensadores de si próprios e de seus países, o ícone brasileiro Jorge Amado foi amigo do francês Roger Bastide. Compartilharam um entusiasmo pelas culturas local e nacional, pela construção dos costumes de um povo edificado, consolidado por meio de práticas que estruturam o imaginário coletivo. Do cruzamento entre esses estudiosos, surgem ideologias teóricas acerca de questões identitárias, nacionais, valorizando toda uma literatura oral, tradicional. A metodologia utilizada é a dos estudos culturais, interdisciplinares, da literatura comparada e da crítica literária dialética. Já na obra de estreia de Jorge Amado, O país do carnaval (1930), encontra-se o problema do mestiço, dessa identidade brasileira que não é somente negra, branca ou indígena. O Brasil não é um país único; “todo o Brasil” é muito Brasil. Jorge Amado aponta, junto a seu companheiro Roger Bastide, várias faces particulares de intercâmbios simbólicos e culturais. O objetivo deste artigo é estudar a obra de estreia de Jorge Amado em comparação com Terra de contrastes (BASTIDE, 1959). Neste trabalho tenta-se provar, portanto, que a nacionalidade é herança identitária e/ou o sentimento adquirido, responsável por arraigar características diversas em um só corpo e um só espírito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Signorelli Faria da Costa, Universidade Estadual de Campinas

Luana Signorelli Faria da Costa é Mestra em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), pela linha de pesquisa da Crítica Literária Dialética do Programa de Pós-Graduação em Literatura (Pós-Lit). Ela foi membro do Grupo de Pesquisa Literatura e Modernidade Periférica (LMP). Durante o Mestrado (2014-2016), foi bolsista pela CAPES, e a dissertação se intitulou O problema da arte e do realismo em Anna Kariênina, de Tolstói. Ela foi defendida em 29 de março de 2016. Luana é graduada em Letras - Português com dupla habilitação (Bacharelado/Licenciatura) desde março de 2014 pela Universidade de Brasília. Atualmente, Luana é Doutoranda em Literatura pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pela linha de pesquisa Teoria e História Literária, no Instituto de Estudos de Linguagens (IEL).

Downloads

Publicado

28/02/2017

Como Citar

da Costa, L. S. F. (2017). JORGE AMADO E ROGER BASTIDE: PERMEANDO QUESTÕES IDENTITÁRIAS SOBRE O IDEAL NACIONALISTA. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 4(2). Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/2054