A CRÍTICA E A PERSISTÊNCIA LITERÁRIA: DA DESINTEGRAÇÃO DA PALAVRA A (VERBI-SÔNICO)VISUALIDADE POÉTICA.

Autores

  • José Flávio da Paz Universidade Federal de Rondônia-UNIR; Univeridade do Estado de Mato Grosso-UNEAMAT

Palavras-chave:

Crítica literária. Estudo da Literatura Brasileira. Poesia verbi-sônico-visual. Semiótica literária.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as atuais concepções acerca da crítica literária, respeitando seus momentos históricos que marcaram sua evolução, bem como aplicar tais entendimentos ao que se classificou como poesia (verbi-sônico)visual no Brasil, a partir da década de 50 e segunda metade dos anos 60, compreendendo os três momentos essências para a autoafirmação desse estilo no cenário literário. Para tanto, dividimos este trabalho em três partes: o estudo dos termos, conceitos e funções da crítica literária na contemporaneidade; o que caracterizou ou caracteriza os três momentos da poesia (verbi-sônico)visual no Brasil, a partir da poesia concreta, passando pela poesia processo, chegando a poesia intersignos e, no último tópico, trataremos sobre o olhar-pensar merleau-pontyano e as contribuições de Phladelpho Menezes na promoção, não somente da poesia visual, mas também dos aspectos sonoros, verbais, performáticos e midiáticos, formas e meios que a poesia pode e deve utilizar para alcançar o leitor crítico e, não  leitor apenas, mas construtor e expositor dessas expressões artístico-poéticas, uma vez que o ato (re)criativo está subordinado diretamente à uma necessidade comunicativa  humana e perspectiva do corpo em movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Flávio da Paz, Universidade Federal de Rondônia-UNIR; Univeridade do Estado de Mato Grosso-UNEAMAT

Habilitado para o Ensino de Língua Portuguesa-UNIFAP; Bacharel em Letras/LIBRAS-UFSC; Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas-UnB; Psicopedagogia Institucional-UNICID; Especialista em Educação Inclusiva-UNICID; Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido-IFRN. Mestre em Letras, com área de concentração em Literatura Comparada das Literaturas de Língua Portuguesa-UNIMAR; Doutorando em Educação-WIU/USA com área de concentração em Formação de Professores. Doutorando em Estudos Literários-UNEMAT. Formado em Atendimento Educacional Especializado-UFSM; Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo-UFSC e em Conselheiros e Lideres Comunitários-UFSC. Docente desde 1989, atuando na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, no Ensino Médio e Superior. Desde 2005 é membro/Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Crítica Textual e Edição de Textos ? UERJ/CNPq e em 2016 ingressou também como membro/Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Ética, Estética e Filosofia da Literatura - UNIR/CNPq. É Membro Efetivo da AINPGP - Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, desde 2012; desde agosto/2015 é Membro Associado da ANDEA - Associação Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. Escritor amador de poesia e crônica tendo participado de antologias e concursos literários de âmbito nacional e internacional. Recebeu o Título de Membro Fundador Vitalício e Imortal, ocupante da Cadeira nº 001/ALB/RN da Academia de Letras do Brasil; o Título Honorífico de Cidadão Macapaense pela Câmara do Vereadores de Macapá e a Menção Honrosa do Grupo FacedeébanoOficial em parceria com a ONG MovitAÇÃO, durante cerimônia realizada na Faculdade Zumbi dos Palmares. Atualmente é Professor do Magistério Superior nas disciplinas de Língua Portuguesa e Linguística, lotado no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Downloads

Publicado

10/09/2017

Como Citar

da Paz, J. F. (2017). A CRÍTICA E A PERSISTÊNCIA LITERÁRIA: DA DESINTEGRAÇÃO DA PALAVRA A (VERBI-SÔNICO)VISUALIDADE POÉTICA. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(1). Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/2050