HOMOFOBIA NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO

Autores

  • Marivalda Vitorino Cunha Faculdade de Pimenta Bueno (FAP)
  • Juliana Haetinger Furtado União Das Escolas Superiores De Rondônia (UNIRON)

Palavras-chave:

Homofobia. Escola. Direitos. Estudantes. Professores.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa sobre o Tema Homofobia no contexto Escolar. Esta pesquisa foi realizada em uma Escola Rural do Município de Porto Velho –Rondônia, Brasil. O objetivo foi avaliar e o comportamentos dos alunos homossexuais, a forma de abordagem deste tema por parte de professores no espaço escolar,  bem como o convívio entre os integrantes homossexuais e heterossexuais do estabelecimento de ensino, A Metodologia adotada para essa pesquisa foi método indutivo, alicerçado por leituras baseadas em autores como Michel Foucault e Regina Fachine, além de legislação própria sobre os direito de cada pessoa. Esta pesquisa constituiu na observação de alunos e professores dentro do espaço físico escolar, com aplicação de questionários a três  alunos e três  professores, ambos pertencentes à Modalidade de Ensino de Educação de Jovens e Adultos-(EJA) com o intuito de identificar a forma de abordagem da temática desta. Esta pesquisa teve caráter qualitativo, pois foi realizada por meiode pesquisa bibliográfica e de campo. Os resultados apontam a presença de preconceito em relação ao tema para com os estudantes homoafetivos, mesmo de forma sutil,  tanto por parte dos professores quanto dos demais estudantes.  A partir disso, esta pesquisa teve como finalidade fornecer subsídios para estabelecer um posionamento interpessoal, de respeito à diversidade de valores, crenças e comportamentos entre os estudantes e o corpo docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marivalda Vitorino Cunha, Faculdade de Pimenta Bueno (FAP)

Formada em Pedagogia com ênfase em Orientação Educacional (FATEC-RO), Pós Graduada em Coordenação Pedagógica (UNIR-RO), Mestra em Ciência da Educação (UTIC-Assunção). Atuando ha 10 anos em Escolas do Campo, trabalho com meninos e meninas de rua, através da SEMAS/CRAS, Funcionária Pública no Municipio de Porto Velho, Estado de Rondônia.

Juliana Haetinger Furtado, União Das Escolas Superiores De Rondônia (UNIRON)

Professora na União Das Escolas Superiores De Rondônia (UNIRON)

Downloads

Publicado

28/02/2017

Como Citar

Cunha, M. V., & Furtado, J. H. (2017). HOMOFOBIA NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 4(2). Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/2048