O IDEALISMO ANTICOLONIALISTA DE JOSÉ MARTÍ EXPRESSO EM SEUS VERSOS SINGELOS

Autores

  • Andréia de Fátima Pinsan Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
  • Miguel Nenevé Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.4.n.2.2044

Palavras-chave:

Colonialismo. Pós-colonialismo. Anticolonialismo. Literatura.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a presença de marcas decoloniais no poema Versos Singelos de José Martí, um dos mais destacados entre os poetas latino-americanos do século XIX. Para conseguir compreender um pouco mais sobre o pensamento anticolonial de Martí, contaremos com o arcabouço teórico do colonialismo, pós-colonialismo e com a percepção eurocêntrica do mundo e o pensamento anticolonial apresentados nos estudos dos autores: Hommi Bhabha (1998), Edward Said (2008), Frantz Fanon (2008), Aimé Césaire (1978), Albert Memmi (1957), Walter Mignolo (2013) e Ngũgĩ wa Thiong’o (2003).  Analisaremos algumas estrofes do poema para verificarmos como o poeta conseguiu expressar em versos seus ideais anticoloniais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia de Fátima Pinsan, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Formada em Letras Português e Espanhol no ano de 2003 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondonia (IFRO) e mestranda da turma 2015 do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Miguel Nenevé, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Pesquisador CNPq nivel 2. Graduado em Letras (Inglês e Português) pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (1982) e em Estudos Sociais pela Fundação Educacional da Região de Jaraguá do Sul - UNERJ (1980). Possui mestrado em Letras (Literatura Anglo-Americana) pela Universidade Federal da Paraíba (1986) e doutorado em Letras (Inglês e Literaturas Correspondentes) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Rondônia. Tem pós doutorado na York University, Toronto - Canada e pós douotrado em "Caribbean Literature" na University of Guyana. Atuou como professor visitante na Universidade de Texas em Lubbock e na University of Guyana, em Georgetown, Guyana. Atua na área de Letras estrangeiras com ênfase em Literatura de Língua Inglesa, Educação e Literatura, Estudos de Traduçao e Prática de Ensino de Inglês. É lider do grupo de pesquisa do CNPq " Literatura, Educaçao e Cultura: Caminhos da Alteridade" e desenvolve pesquisa nos seguintes temas: literatura canadense, literatura na Amazônia , discurso, educação, pós-colonialismo. Tem publicações em livros e revistas especializadas, no Brasil e no exterior, na área de tradução, literatura pós-colonial, literatura de viagem sobre a Amazônia e literatura canadense.

Downloads

Publicado

28/02/2017

Como Citar

Pinsan, A. de F., & Nenevé, M. (2017). O IDEALISMO ANTICOLONIALISTA DE JOSÉ MARTÍ EXPRESSO EM SEUS VERSOS SINGELOS. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 4(2). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.4.n.2.2044

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>