Caminhos da lusofonia: O resgate histórico-cultural de Macau no romance de Henrique de Senna Fernandes

Autores

  • Néstor Raúl González Gutiérrez UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

O presente artigo objetiva analisar e indagar a reconstrução histórico-cultural de Macau no romance A trança feiticeira de Henrique de Senna Fernandes refletindo sobre a literatura pós-colonial e o encontro entre o oriente e o ocidente como forma de ressignificação social e cultural na península de Macau, ressaltando os processos de resistência, hibridismo e alteridade nas manifestações sociais e linguísticas. Discutem-se questões religiosas, linguísticas e comportamentais dos nativos budistas e os colonizadores católicos que dialogam em um espaço geográfico da China peninsular. Analisa as relações de tensão e de convivência entre duas culturas diversas que convergem na construção identitária do atual Macau. O trabalho foi dividido em três tópicos, começando pela contextualização dos caminhos da lusofonia como resgate histórico da chegada dos portugueses em Macau, seguida de uma breve biografia e contextualização do autor e da obra, finalizando com a reflexão da consolidação de Macau.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Néstor Raúl González Gutiérrez, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutorado em Estudos Literarios na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Mestre em Letras - UNIMAR; Especialista em Ensino da Língua Espanhola - UCAM/PROMINAS; Especialista em Língua Brasileira de Sinais, Docência, Tradução, Interpretação e Proficiência - FATERN. Formação em Tecnologias Assistiva e Acessibilidade - UNESP; Formação para Orientadores de Estudo do PNAIC com ênfase na Língua Portuguesa - UFSC; Formação em Direitos Humanos e Geração da Paz - UECE Graduado em Educação com ênfase em educação Especial - UPN/Colômbia. Docente da Educação Básica e do Ensino Superior. Pesquisador nos temas de Literatura Africana, Literatura de Língua Portuguesa, Estudos Comparados das Literaturas de Língua Portuguesa e Hispano-americanas, Linguística aplicada, tradução/ interpretação da LIBRAS e das línguas orais: Espanhol / Português.

Downloads

Publicado

10/09/2017

Como Citar

González Gutiérrez, N. R. (2017). Caminhos da lusofonia: O resgate histórico-cultural de Macau no romance de Henrique de Senna Fernandes. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(1). Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/2022