Análise de Discurso do Livro O Mar e a Selva:Relato de um inglês na Amazônia

Autores

  • Eliana dos Santos Morato Baraldi UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Élcio Aloísio Fragoso Universidade Federal de Rondônia
  • Marília Lima Pimentel Cotinguiba Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.2.1851

Palavras-chave:

Relato. Análise de Discurso. Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Amazônia. Ideologia.

Resumo

Este artigo fundamenta-se na perspectiva teórica da Análise de Discurso e tem como objetivo estudar a teoria de linha francesa, fundada na década de 60 do século passado por Michel Pêcheux e seus colaboradores Michel Plon e Paul Henry.  No Brasil, esta teoria é desenvolvida sobretudo a partir dos estudos de Eni Orlandi, que promoveu uma (des/re) territorialização desta disciplina entre nós.  Esta análise pretende compreender porque a região Amazônica sempre foi um dos lugares preferidos por estrangeiros em viagens pelo mundo. A obra: O Mar e a Selva, Relato de um inglês na Amazônia, do jornalista, Henry Major Tomlinson, tradução regionalizada, de Hélio Rocha, registra entre dezembro de 1909 e março de 1910, a transformação drástica ambiental, os grandes conflitos entre os ditos civilizados e os nativos. Tomlinson descreve a legendária construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré – EFMM, que por terra atravessaria, onde não era possível a navegação nos trechos encachoeirados do Rio Madeira ao Rio Mamoré. Considerava-se o avanço à modernidade, por isso, possibilitava as práticas discursivas do capitalismo na Floresta Amazônica. Nessa perspectiva, buscamos descrever e interpretar a materialidade linguístico-histórica dessa produção literária, fundamentados no referencial teórico supracitado, visamos analisar recortes que constituem o corpus de nossa pesquisa. Com esses discursos ideológicos e estereotipados sobre a região Amazônica no imaginário popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana dos Santos Morato Baraldi, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Professora do Ex-Território de Rondônia. Ensino Básico Técnico e Tecnológico - EBTT. Graduada em Pedagogiab (UNIARARAS). Mestranda Acadêmica em Letras - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Élcio Aloísio Fragoso, Universidade Federal de Rondônia

Possui Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, Graduação em Pedagogia, pela FAPI, Especialização em Língua Portuguesa Lato Sensu, também pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, Mestrado e Doutorado em Linguística, ambos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor Adjunto pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, lotado no Departamento de Línguas Vernáculas (DLV), área de Letras/Linguística, campus de Porto Velho

Marília Lima Pimentel Cotinguiba, Universidade Federal de Rondônia

 Professora da Universidade Federal de Rondônia desde 1998, instituição em que concluiu a licenciatura em Letras. Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, de Araraquara. Mestrado em Teoria da Literatura pela UNESP de São José do Rio Preto. Exerce a função de coordenadora do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia. Atua, também, no Programa de Mestrado em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia. 

Downloads

Publicado

15/01/2018

Como Citar

Baraldi, E. dos S. M., Fragoso, Élcio A., & Lima Pimentel Cotinguiba, M. (2018). Análise de Discurso do Livro O Mar e a Selva:Relato de um inglês na Amazônia. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(2), 46–60. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.2.1851

Edição

Seção

ARTIGOS