“Literatura e História, uni-vos!”: breves considerações sobre o papel da produção literária e historiográfica vistas a partir do materialismo histórico.

Autores

  • Elis da Silva Oliveira Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Cíntia Bárbara Paganotto Rodrigues Fundação Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Materialismo Histórico, História, Literatura, Conflito.

Resumo

O artigo propõe uma discussão sobre os usos, limitações e aproximações entre História e Literatura, tendo como objetivo analisar a relação entre a produção literária e historiográfica e especialmente o papel desempenhado pelos autores, narrativas e horizontes teóricos construídos nas últimas décadas, problematizados a luz do materialismo histórico. Para isso, estabelece como base de análise as considerações de Terry Eagleton sobre literatura e marxismo, cultura, pós-modernismo e limitações, características e objetivos da produção e da crítica literária; Alfredo Bosi na relação entre Literatura e a História; Eric Hobsbawm sobre o papel da História e da história das identidades; e Antônio Gramsci no que se diz respeito aos conceitos de intelectual e Ciência. Desta forma, argumenta-se sobre a necessidade em problematizar constantemente não apenas o conteúdo e a forma nas quais são produzidos os conhecimentos históricos e literários, como ainda o papel desempenhado pelos profissionais das referidas áreas, de modo a (re)pensar os códigos, significantes, leitores e também aproximar as análises entre texto, contexto, usos e abusos de conceitos (tais como os de cultura, relativismo cultural e identidade), visões de mundo e a responsabilidade ética e política que  historiadores, escritores e críticos literários exercem nas sociedades temporal e espacialmente estabelecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10/09/2017

Como Citar

Oliveira, E. da S., & Rodrigues, C. B. P. (2017). “Literatura e História, uni-vos!”: breves considerações sobre o papel da produção literária e historiográfica vistas a partir do materialismo histórico. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(1). Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/1846