Apelidos em campo: uma análise no discurso da designação na constituição da identidade do sujeito

Autores

  • Danielle Constantino de Lima Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Análise de discurso, sentidos, identidade, apelidos

Resumo

No discurso observamos a relação da língua com a ideologia e como ocorre a produção dos sentidos nos sujeitos. O ato de atribuir apelidos determina e é determinado pela posição-sujeito assumida na formação discursiva. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o deslocamento e como se constituem os sujeitos designados por apelidos, em um time de futebol da zona Sul de Porto Velho, tomando como material de análise questionário aplicado sobre a origem de seus apelidos, buscamos suporte teórico-metodológico na Análise de Discurso de orientação francesa (Pêcheux, 1969 e 1975) e nos estudos de Guimarães (2002 e 2007) sobre a enunciação, acontecimento e designação. A partir disso, vimos que os nomes/apelidos que o sujeito assume durante a sua vida têm uma historicidade e que essa passa a constituir o sujeito nomeado/apelidado no lugar social que ocupa. Nesta ótica é possível visualizar quais discursos estão presentes e abordar os efeitos de sentido que essa mudança de espaço produz. Constatamos que as designações não têm os mesmos referentes, e nem os mesmos sentidos. E a contribuição dos relatos e da história de cada apelido na Análise de Discurso é justamente esse conhecimento exterior à língua e ao modo como ele se inscreve no discurso, o que possibilita ao analista compreender como os sentidos são produzidos no/pelo discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Constantino de Lima, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Rondônia. Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Católica de Rondônia. Atualmente professora do Ensino Fundamental e Médio na rede estadual.

Downloads

Publicado

10/09/2017

Como Citar

de Lima, D. C. (2017). Apelidos em campo: uma análise no discurso da designação na constituição da identidade do sujeito. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(1). Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/1845