Circulações e detenções: dos casos eventuais a uma categoria de governo

Autores

  • ROSA CAVALCANTI RIBAS VIEIRA Fundação Casa de Rui Barbosa e Museu Nacional

Palavras-chave:

mobilidades haitianas, controle, Brasil

Resumo

Buscando apresentar uma crítica à "narrativa padrão" a respeito da mobilidade haitiana no Brasil, o texto discute eventos pouco abordados que ocorreram em março de 2010 no Mato Grosso do Sul. O intuito é tratar de ações e reações com relação ao trânsito de algumas pessoas vindas do Haiti para apresentar brevemente o uso específico de racionalidades e regimes de representação num período em que a presença destes estrangeiros no país era temporária e passageira. Mas antes de tomar este momento em descontinuidade com os anos seguintes, quando os “haitianos” se tornaram uma categoria de governo, serão identificadas também conexões. Acredita-se que discutir outras histórias, incluindo múltiplos eventos e atores, pode evitar uma história linear e simplificadora que reifica o estado e essencializa o migrante. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROSA CAVALCANTI RIBAS VIEIRA, Fundação Casa de Rui Barbosa e Museu Nacional

Mestre em Sociologia e Antropologia (IFCS/UFRJ); Bolsista (categoria mestre) da Fundacao Casa de Rui Barbosa; Pesquisadora associada do Instituto de Estudos da Religiao; Doutoranda em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ).

Downloads

Publicado

10/06/2016

Como Citar

RIBAS VIEIRA, R. C. (2016). Circulações e detenções: dos casos eventuais a uma categoria de governo. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 4(1), 82–98. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/1678