O caminho metodológico da pesquisa Nossa Terra em outras terras: os descendentes de eslavos na Zona da Mata Rondoniense

Autores

  • Jania Maria de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.1.n.6.1608

Palavras-chave:

História oral. Eslavos. Migrações. Rondônia.

Resumo

Este trabalho descreve sucintamente os passos iniciais da pesquisa de campo desenvolvida para a construção da tese Nossa Terra em outras terras: os descendentes de eslavos na Zona da Mata Rondoniense. A pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas e tem por objetivo analisar, a partir dos processos de desterritorialização e reterritorializacão dos migrantes paranaenses descendentes de poloneses e ucranianos a ocorrência da construção de novos territórios que abriguem seus modos de vida originais naquele espaço sociogeográfico. O recorte geográfico se estende pelos municípios de Rolim de Moura, Novo Horizonte do Oeste e Nova Brasilândia do Oeste, utiliza-se da técnica de aplicação de formulários associada à técnica da história oral de vida, por entender que tal associação seja capaz de resgatar a construção do espaço sociogeográfico local considerando as vivências de seus próprios construtores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jania Maria de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Geógrafa, professora do IFRO - campus Ji-Paraná, doutorando do Programa de Pós- Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas. 

Downloads

Publicado

25/05/2016

Como Citar

Paula, J. M. de. (2016). O caminho metodológico da pesquisa Nossa Terra em outras terras: os descendentes de eslavos na Zona da Mata Rondoniense. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 1(6), 61–72. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.1.n.6.1608

Edição

Seção

ARTIGOS