O novo romance histórico “Cães da Província”, de Luiz Antonio de Assis Brasil

Autores

  • Wellington Freire Machado Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.1.n.6.1484

Palavras-chave:

Luiz Antonio de Assis Brasil. Cães da Província. Novo Romance Histórico. Literatura Brasileira.

Resumo

Baseado na concepção de referente literário e no processo dialógico, o presente ensaio propõe uma leitura da obra Cães da Província, de Luiz Antonio de Assis Brasil. Apresentando sobre uma linha sutil que perpassa o âmbito da realidade e o da ficção, o texto de Assis Brasil se caracteriza pelos inúmeros entrecruzamentos entre história e literatura, inaugurando no Brasil o que Seymour Menton chamou de “Nueva Nova Historica”, em seu ensaio intitulado La Nueva Novela historica: Definiciones y Orígenes. Dessa forma, este ensaio foca nas características desta categoria romanesca, sobretudo nos conceitos de ficcionalização de personagens históricos e de intertextualidade e a carnavalização, compreendendo a obra de Assis Brasil inserida no panorama do literário do novo romance histórico brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Freire Machado, Universidade Federal do Rio Grande

Wellington Freire Machado é doutorando em História da Literatura (FURG). Atualmente realiza estágio de doutorado sanduíche (CAPES-PDSE 3228-15-0) na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).Wellington Freire Machado é doutorando em História da Literatura (FURG). Atualmente realiza estágio de doutorado sanduíche (CAPES-PDSE 3228-15-0).

 

Downloads

Publicado

25/05/2016

Como Citar

Machado, W. F. (2016). O novo romance histórico “Cães da Província”, de Luiz Antonio de Assis Brasil. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 1(6), 73–84. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.1.n.6.1484

Edição

Seção

ARTIGOS