O repensar da indústria cultural no contexto da educação e da formação da sociedade

Autores

  • Clarides Henrich de Barba Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Camila Felisberto Sousa
  • Elizângela Mendes de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.1.n.5.1362

Palavras-chave:

Educação. Teoria Crítica. Indústria Cultural. Dialética do Esclarecimento.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a teoria crítica baseada nas abordagens de Theodor Adorno e Max Horkheimer. O embasamento teórico é a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt a respeito da Indústria Cultural diante da modernidade na visão crítica da sociedade. Encontram-se nesta pesquisa as seguintes obras: Educação e Emancipação, Indústria Cultural, sustentada nos conceitos da História. Propõe-se a mostrar a influência da indústria cultural na educação quanto nas relações pessoais cotidianas, partindo do pressuposto da cultura e suas interfaces com Economia e o próprio Estado, diante das funções sociais que permeiam a sociedade moderna. Agrega-se a essa condição histórica a constatação de que, em cada estágio de desenvolvimento, a sociedade capitalista privilegia a individualidade, representando um processo de indústria cultural. Deste modo, a educação poderá ter um papel de formação da consciência crítica, contribuindo para o desenvolvimento da criatividade, dos valores éticos, estéticos e da participação política em nossos ambientes educativos e sociais.

 

Palavras - chave: Educação. Teoria Crítica. Indústria Cultural. Dialética do Esclarecimento.

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Publicado

16/09/2015

Como Citar

de Barba, C. H., Sousa, C. F., & Araújo, E. M. de. (2015). O repensar da indústria cultural no contexto da educação e da formação da sociedade. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 1(5), 54–67. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.1.n.5.1362

Edição

Seção

ARTIGOS