Inserção sociocultural de haitianos em Porto Velho: o ensino e aprendizado da língua portuguesa

Autores

  • Marília Lima Pimentel Cotinguiba Universidade Federal de Rondônia
  • Maquézia Suzane Furtado dos Santos Universidade Federal de Rondônia
  • Washington Luiz dos Santos Assis Universidade Federal de Rondônia
  • Angélica Paixão dos Santos Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.1.n.5.1324

Palavras-chave:

Mobilidade haitiana. Amazônia brasileira. Língua e inserção sociocultural. Ensino de Português para imigrantes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados relativos a um projeto de iniciação científica, por meio de uma pesquisa de campo com observação participante. O objeto de análise é um projeto de extensão realizado pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR – cujo objetivo é o ensino da língua portuguesa para imigrantes haitianos e contribuir para a sua inserção social na cidade de Porto Velho, na Amazônia ocidental brasileira. A análise procura realizar um diálogo entre a linguística e a antropologia, tomando como conceitos centrais as noções de alteridade, língua e cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Lima Pimentel Cotinguiba, Universidade Federal de Rondônia

É professora da Universidade Federal de Rondônia desde 1998, instituição em que concluiu a licenciatura em Letras. Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, de Araraquara. Mestrado em Teoria da Literatura pela UNESP de São José do Rio Preto. Atualmente é professora adjunta IV na carreira docente federal. Exerce a função de chefe do Departamento de Línguas Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia. Participa do Programa de Mestrado Acadêmico em Letras e do Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia. É líder do grupo de pesquisa Migrações, Memória e Cultura na Amazônia Brasileira. Orienta pesquisadores sobre temáticas vinculadas a imigrações, contemporâneas, imigração haitiana, literatura haitiana e caribenha. Realiza pesquisas na área de imigração, políticas públicas e direitos humanos para imigrantes, ensino de Língua Portuguesa para imigrantes e sobre as mulheres haitianas e o fluxo migratório para o Brasil.

Maquézia Suzane Furtado dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Graduanda no 7º período do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia- UNIR; Atuou como monitora da disciplina Antropologia Cultural do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia-UNIR no ano de 2014; É integrante do PIBIC e estuda a imigração de haitianos em Porto Velho. Tem interesse na área de imigração e educação de crianças, jovens e adultos.

Washington Luiz dos Santos Assis, Universidade Federal de Rondônia

Acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia, com graduação em andamento, no 7º período. Atua na área de sociologia urbana, sociologia do desenvolvimento, sociologia da desigualdade, antropologia social e antropologia urbana, com ênfase no estudo de marcadores sociais da diferença, resultantes da imigração internacional na Amazônia ocidental, e suas consequências. Atua no do projeto de extensão universitário intitulado "Migração internacional na Amazônia brasileira: linguagem e inserção social de haitianos em Porto Velho"; e no grupo de pesquisa MIMCAB (Migração Memória e Cultura na Amazônia Brasileira), na linha de pesquisa migração, linguagem, memória e cultura, com foco no estudo de como a barreira da linguagem dificulta a inserção sociocultural e aumenta a desigualdade em Porto Velho, reduzindo o reconhecimento e o acesso a direitos fundamentais.

Angélica Paixão dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Graduanda do curso de Letras-Português da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Membro do grupo de pesquisa Migrações, Memória e Cultura na Amazônia Brasileira - MIMCAB. Integrante da comissão organizadora no projeto de extensão universitária: Migração internacional na amazônia brasileira: linguagem e inserção social de haitianos em Porto Velho. Realiza pesquisas na área de ensino de Língua Portuguesa para imigrantes.

Downloads

Publicado

14/07/2015

Como Citar

Cotinguiba, M. L. P., dos Santos, M. S. F., Assis, W. L. dos S., & dos Santos, A. P. (2015). Inserção sociocultural de haitianos em Porto Velho: o ensino e aprendizado da língua portuguesa. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 1(5), 43–53. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.1.n.5.1324

Edição

Seção

ARTIGOS