Articuladores textuais como estratégia argumentativa na construção do gênero discursivo

Autores

  • Érica Cayres Rodrigues Universidade Federal de Rondônia
  • Denise Jocasta Pereira Universidade Federal de Rondônia
  • Simone Cristina Bonatto Universidade Federal de Rondônia
  • Maria Tereza Pinto de Sousa Universidade Federal de Rondônia
  • Véra Lúcia Conceição da Silva Universidade Federal de Rondônia
  • Valdir Vegini Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.1.n.5.1315

Palavras-chave:

Linguística Textual. Articulação textual. Discurso. Argumentação.

Resumo

O artigo analisa o modo como os articuladores textuais sinalizam relações discursivo-argumentativas no gênero “artigo de opinião” uma vez que esse gênero expressa a ideia do autor a respeito de um assunto polêmico. Como corpus de análise foi selecionado o texto “Pensando o Brasil” publicado pela revista Veja em abril de 2014. O procedimento metodológico adotado foi o da pesquisa bibliográfica de caráter analítico, sob a luz das teorias da Linguística Textual, na perspectiva, principalmente, de Koch e Fávero.  O principal resultado do trabalho mostra que os articuladores textuais possuem papel primordial na construção da argumentatividade. Por meio deles o escritor direciona a construção do sentido como forma de persuadir a opinião do público leitor.

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Biografia do Autor

Érica Cayres Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Letras pela UNIR; professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Rondônia – Campus de Ji-paraná. 

Denise Jocasta Pereira, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); formada em Letras Inglês pela UNIR, participante do Grupo de Pesquisa "Estudos Lingüisticos, Literários e Socioculturais" (GELLSO). Professora de inglês no Colégio Classe A (Ensino Fundamental I)

Maria Tereza Pinto de Sousa, Universidade Federal de Rondônia

professora de Língua Inglesa do Colégio Classe A e professora de Língua Inglesa na Escola Municipal Maria Izaura

Véra Lúcia Conceição da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Letras pela UNIR; professora de Língua Inglesa das Faculdades Integradas de Cacoal – UNESC 

Valdir Vegini, Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutor em Narratologia  ∕ USP (2014); Doutor em Letras ∕ Linguística ∕  UFSC (1995);  Professor do Departamento de Letras Vernáculas – UNIR

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Publicado

16/09/2015

Como Citar

Rodrigues, Érica C., Pereira, D. J., Bonatto, S. C., de Sousa, M. T. P., Silva, V. L. C. da, & Vegini, V. (2015). Articuladores textuais como estratégia argumentativa na construção do gênero discursivo. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 1(5), 83–98. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.1.n.5.1315

Edição

Seção

ARTIGOS

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