Ficção e realidade em Nove Noites, de Bernardo Carvalho: intersecções entre o romance, história, memória e imaginação

Autores

  • Sandro Adalberto Colferai Universidade Federal de Rondônia

Resumo

O artigo centra atenção nos limites entre realidade e ficção nas narrativas de vida, realizando para isso uma análise do romance Nove Noites, de Bernardo Carvalho. A abordagem se dá a partir da percepção de diluição das percepções entre passado e presente, tal como discutido por Henry Bergson, e entre real e ficcional tal como realizado por pensadores da teoria literária. As diferentes temporalidades que se cruzam no romance, a emersão de memórias do narrador, que pretensamente se confundem com memórias do autor, as incertezas que cercam a narrativa, são os índices a partir dos quais a discussão se constitui e desde onde é possível revisitar as questões acerca dos limites entre o real e o ficcional na literatura. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Adalberto Colferai, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM); mestre em Comunicação Social (PUCRS); graduado em Letras (UNIR); professor no curso de Jornalismo Unir-Vilhena. 

Downloads

Publicado

06/10/2015

Como Citar

Colferai, S. A. (2015). Ficção e realidade em Nove Noites, de Bernardo Carvalho: intersecções entre o romance, história, memória e imaginação. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 1(5), 99–111. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/1278

Edição

Seção

ARTIGOS