Processos fonológicos num enunciado do português brasileiro falado em Porto Velho

Autores

  • Valdir Vegini Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Rebecca Louize Vegini
  • Anderson Dias da Cruz
  • Hilda Clementina de Andrade
  • Luzinete Zurica da Silva Calixto

Palavras-chave:

Linguajar rondoniense. Linguagem oral. Variação fonoestilística. Fonologia natural. Processos fonológicos. Línguas stress timing e syllable timing.

Resumo

O artigo analisa instrumental e linguisticamente o enunciado "tédôidé" emitido por um falante do português brasileiro falado em Porto Velho/RO em três velocidades de fala e descreve os processos fonológicos, que, a partir de um registro considerado normal, se fortaleceram, de um lado, e se enfraqueceram, de outro, culminando no enunciado natural e espontâneo em foco. A gravação foi realizada na casa da informante durante uma conversa descontraída, que é quando os registros mais relaxados ocorrem. Segmentado o enunciado foco, foi-lhe sugerido que o repetisse de forma cada vez mais lenta, culminando com o registro dito silabado, extremo oposto do registro relaxado. O corpus resultante desse trabalho foi submetido a uma análise perceptual, refinada instrumentalmente através do programa Praat, e o resultado interpretado à luz da Fonologia Natural e da Fonoestilística. Como resultado, observa-se que no enunciado "tédôidé" ocorre uma sucessão de processos fortalecedores se a análise partir do registro mais relaxado para o mais enfático ou uma sucessão de processos enfraquecedores se a análise levar em conta o registro mais enfático na direção do mais espontâneo. Isso demonstra, como era de se esperar, que o enunciado foco "tédôidé" é apenas mais um exemplo de que o português brasileiro é uma língua de ritmo acentual/stress-timed, ou seja, contém forte tendência a apresentar processos de redução das vogais e consoantes e, portanto, emitindo as sílabas remanescentes em formato isocrônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Vegini, V., Vegini, R. L., Cruz, A. D. da, Andrade, H. C. de, & Calixto, L. Z. da S. (2014). Processos fonológicos num enunciado do português brasileiro falado em Porto Velho. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 4(1), 238–252. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/1217

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)