Um olhar semiótico sobre a arte barroca brasileira: algumas percepções

Autores

  • Elizabeth Cavalcante de Lima Fundação Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Semiótica. Literatura. Escultura.

Resumo

O presente artigo, resultado de estudos em Teoria Literária no Mestrado em Estudos Literários, busca mostrar pela homologia estrutural como artes de naturezas diferentes podem dialogar entre si. A Semiótica, uma vez que possibilita “ler o mundo”, fornece instrumentos capazes de permitir a interação entre artes distintas. O grande crescimento dos signos em nossa sociedade exige, cada vez mais, o conhecimento acerca das possibilidades de leitura, bem como sua compreensão. É, portanto, necessário interagir com a linguagem não-verbal, tão arraigada em nossa cultura, bem como saber realizar uma leitura efetiva e, tal leitura só será possível lançando mão dos métodos semióticos. Os objetos analisados serão a escultura de Aleijadinho, O Passo da Coroação de Espinhos e o poema de Gregório de Matos, Ao Menino Jesus de N. Senhora das Maravilhas, a quem Infiéis despedaçaram achando-se à parte do Peito.

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Como Citar

Lima, E. C. de. (2014). Um olhar semiótico sobre a arte barroca brasileira: algumas percepções. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 4(1), 227–237. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/1211