Multiculturalismo folclórico e/ou multiculturalismo crítico: o que pratica a escola?

Autores

  • Márcia Ângela Patrícia Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Nair F. Gurgel do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.4.n.1.1149

Palavras-chave:

Multiculturalismo. Multiculturalismo Crítico. Multiculturalismo Folclórico. Formação de professores. Prática Pedagógica.

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada em uma escola da rede municipal de ensino de Ariquemes, Rondônia, com o objetivo de averiguar que tipo de multiculturalismo pratica a escola a partir da percepção dos professores e da coordenação pedagógica. Buscou-se compreender como os professores lidam com a questão da diversidade e a diferença na sala de aula, tendo como norte os pressupostos teóricos do multiculturalismo apontados por Moreira e Candau (2003, 2007), Pereira (2004), Santomé (1995), Mclaren (2007), sendo este último precursor dos estudos sobre o multiculturalismo crítico, o que possibilitou averiguar o processo e os fenômenos encontrados na relação aluno-aluno, professor-aluno e aluno e funcionários dessa escola. Os resultados revelam mais distanciamentos do que aproximações ao multiculturalismo crítico, preponderando o multiculturalismo folclórico no sentido político, filosófico e pedagógico.

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Publicado

15/12/2014

Como Citar

Patrícia, M. Ângela, & Amaral, N. F. G. do. (2014). Multiculturalismo folclórico e/ou multiculturalismo crítico: o que pratica a escola?. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 4(1), 109–123. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.4.n.1.1149