Literatura, música e cinema: linguagens em “inter-ação” na obra o invasor, de Marçal Aquino e Beto Brant

Autores

  • Maria do Céu Vaz Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.4.n.1.1148

Palavras-chave:

Linguagem. Literatura Contemporânea. Cinema Dialogismo

Resumo

A proposta é analisar, por mirada preliminar, o entrelaçamento entre literatura, cinema e música na composição da linha central narrativa do livro O Invasor, de Marçal Aquino, e da adaptação cinematográfica por Beto Brant. O problema de pesquisa constrói-se pela forma como escritor e diretor utilizam as linguagens verbal e audiovisual, respectivamente, com vistas a acentuar a construção de sentidos pelas diferentes linguagens. Do ponto de vista teórico, orienta-se pela compreensão da linguagem como forma ou processo dialógico, na concepção de Bakthin, que permite analisar a relação proposta. A hipótese norteadora do trabalho é que, apesar de distintos, livro e filme confirmam, cada qual a partir de seus suportes, um traço que os aproxima: a possibilidade de narrar histórias.

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Como Citar

Vaz, M. do C. (2014). Literatura, música e cinema: linguagens em “inter-ação” na obra o invasor, de Marçal Aquino e Beto Brant. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 4(1), 98–108. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.4.n.1.1148