CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UMA PROFESSORA: DA INFANCIA A CHEGADA NA FRONTEIRA BRASIL-BOLIVIA

Autores

  • CARMEM TEREZA VELANGA Universidade Federal de Rondônia. .

DOI:

https://doi.org/10.48212/c&f.v1i001.4556

Resumo

Trata-se de uma autobiografia profissional que compõe o Memorial Descritivo da autora com vistas à progressão para a Classe E, nos termos da Portaria n° 982 do MEC, e Lei no 12.772/2012, exigência para os docentes funcionários públicos federais que almejam chegar a classe de Professor Titular. O objetivo é descrever analiticamente esse percurso, trazendo reflexões para a profissão docente e a pratica pedagógica, a partir da experiência de vida da pedagoga e professora pesquisadora. O método da narrativa analítica compõe a pesquisa autobiográfica. A narrativa da trajetória de vida sinaliza a formação profissional, mas antes, compõe o tecido que daria escopo a esta trajetória, desde a infância, vislumbrando aspectos da vocação, a formação escolar e a formação universitária que daria origem ao inicio da profissionalização, as primeiras experiências como docente e gestora da educação a partir do deslocamento da autora, do centro sul para a região norte brasileira, na fronteira com a Bolívia, na cidade de Guajará-Mirim. Um recorte de duas décadas, de 1980 até os anos 1990, onde seria construído o campus da Universidade Federal de Rondônia, nesta fronteira.

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Biografia do Autor

CARMEM TEREZA VELANGA, Universidade Federal de Rondônia. .

Professora titular da Universidade Federal de Rondônia. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

Referências

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Publicado

14/09/2019