EDUCAÇÃO, CURRÍCULO, CULTURA: NOVOS CONCEITOS NO ÂMBITO DA NOVA GESTÃO PÚBLICA: RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO DO LIDER GESTOR

Dorosnil Alves Moreira, Fábio Robson Casara Cavalcante

Resumo


Trata-se da análise da formação de lideranças no contexto da Nova Gestão Pública (NGP), das respectivas interferências no campo educação, do currículo, da personalidade e da cultura, na perspectiva da liderança gestora. Nossos referenciais teóricos, Douglass NORTH, na questão institucional; Thomas POPKEWITZ, no debate das reformas curriculares e Max WEBER, nos fundamentos da burocracia, dentre outros, ancoram nossa abordagem epistemológica e rigorosidade metodológica. Resultados demonstram que a NGP tem foco na gestão orientada por resultados relacionados a eficiência e eficácia da máquina estatal e os equívocos relacionados à gestão, planejamento de políticas públicas e lacunas curriculares e o descuido com a prática de identificação, formação e do aprimoramento de lideranças. Nossa contribuição acadêmica consiste na apresentação de novos conceitos, cuja proposta principal é o conceito de líder gestor como agente da arte curricular da Tese da Articulação das Potencialidades Dispersas (MOREIRA, 2005-PUC/SP) e das mudanças institucionais da Tese de Desenvolvimento Regional (CAVALCANTE, 2011-NAEA/UFPA).


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Maria Arlete Duarte. Responsabilização da administração pública: limites e possibilidades do gestor público. In: Construindo uma Nova Gestão Pública – Coletânea de textos do I Ciclo de Palestra organizado pela Escola de Governo do RN –Natal, RN: SEARH/RN, 2010.

BENARDIM, Pascal. Maquiavel Pedagogo: ou o mistério da reforma psicológica; tradução de Alexandre Müller Ribeiro.. 1ª ed. brasileira. Campinas, SP: Ecclesiae; Vide Editorial; CEDET, 2013.

CAVALCANTE, Fábio Robson Casara. Análise da desigualdade regional no estado de Rondônia à luz da teoria institucionalista de Douglas North. 2011. 463 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.

GAJARDO, Marcela. Reformas educativas na América Latina. Balanço de uma década. Santiago do Chile: PREAL, n. 15, set. 1999.

MOREIRA, Dorosnil Alves. Universidade Federal de Rondônia (UNIR): Desafios e Enfrentamentos na constituição de uma instituição multicampi.2005. 411 f. Tese de Doutorado - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

__________. Ética, Educação, Universidade, sociedade. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

POPKEWITZ, Thomas S. História do Currículo, Regulação Social e Poder. In: T. T. Silva (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 6. ed. Petrópolis: Vozes, p. 173-210, 2008.

SANTOS, Mário Ferreira. Métodos lógicos e dialéticos. São Paulo: Editora LOGOS, 1959.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Ed. UNESP, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Culturas & Fronteiras