INDÍGENA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS PERCORRIDOS PARA ACESSO À UNIVERSIDADE

Autores

  • Alberlândia Lima Bernardo Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.48212/c&f.v1i001.4510

Resumo

Este texto enfatiza a trajetória escolar e acadêmica de uma estudante autodeclarada indígena que ingressou no ensino superior em busca de formação profissional e transformação da realidade vivenciada por ela diante dos preconceitos étnico racial. O objetivo principal foi compreender a trajetória frente aos desafios pessoal, social e cultural que permeiam nos espaços das instituições de ensino, tanto da educação básica quanto da educação superior. O texto foi construído com base no relato da personagem Fimy, onde enfatiza seu percurso escolar e acadêmico com o propósito de socializar a importância de investimentos no desenvolvimento profissional de pessoas que vivem à margem do processo educacional, no contexto chamado das minorias ou menos favorecidas. Não se pode negar que são vários os fatores que interferem na presença de indígenas no ensino superior. Os aportes teóricos que fundamentaram o texto foram baseados em SECCHI (2007); FORTUNATI (2007); Vasconcelos (2016); LOPES e MCEDO (2011) entre outros, além de documentos oficiais que retratam a temática. Os relatos da personagem evidenciaram várias experiências negativas que poderiam tirar o foco dos objetivos por ela traçados, porém ser indígena não foi obstáculo para dar continuidade aos estudos. Pode-se dizer que firmeza e resiliência frente aos desafios por sua condição étnica racial foram fatores propulsores para seu ingresso no ensino superior. As experiências evidenciadas no relato ajudam-nos a refletir sobre as condições dadas para o ingresso e a permanência de estudantes indígenas em níveis mais avançados de escolarização.

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Biografia do Autor

Alberlândia Lima Bernardo, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Campus do Instituto de |Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA.

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Publicado

14/09/2019