MIGRAÇÕES E DESLOCAMENTOS ENTRE MUROS, PONTES, PORTAS E JANELAS: A ESCOLA (PARA TODOS) NUM MUNDO COM FRONTEIRAS1

Autores

  • Lineu Norio Kohatsu Instituto de Psicologia - USP

DOI:

https://doi.org/10.48212/c&f.v1i001.4497

Resumo

Este ensaio tem por objetivo propor uma reflexão sobre os desafios postos à escola perante a presença de alunos de diferentes nacionalidades, etnias, idiomas e culturas. Na apresentação, tomando como referência a própria história de vida do autor e de sua família, propõe-se uma reflexão sobre a constituição da identidade e as experiências de alteridade vivenciadas por um filho de imigrante japonês no Brasil. Fatos históricos são entrelaçados à dimensão imaginária de uma lenda folclórica japonesa. Na primeira parte, são apresentados alguns dados sobre a migração contemporânea e, na segunda parte, uma breve discussão teórica sobre os aspectos ideológicos e psicológicos da xenofobia, tendo como base os trabalhos de T. W. Adorno e colaboradores sobre a personalidade autoritária e os trabalhos de J.L. Crochík sobre o preconceito. Na terceira e última parte, a partir de alguns dados sobre alunos imigrantes no Estado de São Paulo e um estudo sobre dissertações e teses realizadas no Brasil e em Portugal, discute-se os desafios que podem transformar a escola em um espaço mais acolhedor e inclusivo

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Biografia do Autor

Lineu Norio Kohatsu, Instituto de Psicologia - USP

Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Referências

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Publicado

14/09/2019