Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Culturas & Fronteiras?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 A Revista Culturas & Fronteiras publica semestralmente artigos ensaios, debates, entrevistas resenhas, inéditos em Português, Espanhol e Inglês, que abordem temas sobre Currículo, Ensino, Políticas Públicas, Formação docente, Espaços escolares, Linguagens, História, Memória e Literaturas em áreas de fronteira, que contribuam para o recrudescimento do debate educacional na Amazônia Transfronteiriça. A publicação dos trabalhos está condicionada à aprovação do Conselho Editorial Científico com base em pareceres de avaliadores ad hoc. O sistema de avaliação é blinded-review, ou seja, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também, perante estes, o nome dos autores. O parecer final será comunicado aos autores. Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação pela Revista, pois correções de língua portuguesa e adequação às normas da ABNT são critérios considerados na avaliação. Caso os pareceristas solicitem modificações no texto, ele só será publicado mediante entrega no prazo das correções solicitadas. Os trabalhos deverão ser acompanhados de uma declaração do(s) autor(es), autorizando sua publicação na Revista e, se aprovados, serão divulgados e disponibilizados eletronicamente no site da revista. A submissão deverá ser original e inédita, e o autor deve declarar que não está sendo avaliada para publicação por outra revista. A Revista Culturas & Fronteiras NÃO remunera os autores que tenham seus artigos nela publicados.

São as seguintes seções que compõem esse periódico: Artigos: relatos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa original; Ensaios: revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica; Entrevistas: realizadas com pesquisadores, teóricos e personalidades que possam contribuir para discussões sobre temas educacionais relevantes;; Resenhas: de obras recentes, publicadas nos últimos dois anos, relacionadas à área educacional nacional ou estrangeira;; Relatos de experiência: descrição e análise de experiências desenvolvidas em ambientes educacionais. Os relatos podem ser apresentados sob as perspectivas relacionadas abaixo com enfoque em áreas de fronteira: a) Currículo b) Ensino c) Políticas Públicas d) Formação docente e) Espaços Escolares f) Linguagens g) História h) Memória i) Literaturas J) Outras s Orientações para colaborações:

1. O envio dos trabalhos deve ser online, conforme as instruções.

2. A Revista Culturas & Fronteiras possui um modelo para formatação dos artigos, o qual será apresentado a partir do item 7 destas orientações. Não serão aceitos artigos que não se adequem ao modelo proposto

3. A Revista Culturas & Fronteiras publica artigos originais e inéditos, referentes à área da Educação e suas subáreas, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor.

4. A Revista, através do endereço eletrônico, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.

5. Os artigos que são resultados de pesquisas que envolvem seres humanos (entrevistas, experimentações, etc.) devem indicar o respeito aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Quando houver a permissão para a identificação do sujeito e ou uso de imagens, é preciso informar em nota. É preciso garantir o anonimato aos participantes da pesquisa e, se necessário, às instituições que assim o solicitarem. Em caso de artigos internacionais, os autores também devem declarar a adoção de procedimentos éticos de produção de dados com seres humanos.

6. Se houver financiamento para o trabalho, essa informação deve ser indicada em nota de rodapé, no início do texto.

7. Os textos dos artigos deverão ter de 10 a 20 páginas e uma extensão entre 4500 a 7000 palavras, não contados o resumo e as referências. Os textos submetidos à publicação podem ser escritos nas seguintes línguas: português, espanhol e inglês. Deve-se configurar e formato Microsoft Word, o tamanho do papel como A4 e o corpo do texto em coluna simples, com 3.0 cm de margem superior, 2.0 cm de margem inferior, 3.0 cm de margem esquerda e 2.0 cm de margem direita. A fonte deve ser Arial, com adentramento de 1.25 cm para os inícios de parágrafos. O espaçamento entre linhas no corpo do texto deve ser de 1.5 e não deve haver espaçamento adicional entre os parágrafos.

8. Os textos de resenha deverão ter cerca de 1500 a 2000 palavras. Devem ser submetidas em formato Microsoft Word e conter de 4 a 8 páginas. Deve-se configurar o tamanho do papel como A4 e o corpo do texto em coluna simples, com 3.0 cm de margem superior, 2.0 cm de margem inferior, 3.0 cm de margem esquerda e 2.0 cm de margem direita. A fonte deve ser Arial, com adentramento de 1.25 cm para os inícios de parágrafos. O espaçamento entre linhas deve ser 1.5 e não deve haver espaçamento adicional entre os parágrafos.

9. Essa produção deverá apresentar o comentário sobre uma obra recente, ou relançamento de algum clássico no campo da Educação. O autor deverá situar o campo a que a obra pertence, apresentar as principais ideias do autor e apresentar uma apreciação crítica, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático da Educação.

10.Caso haja figura, essas deverão vir anexadas junto ao a estrutura prédefinida, em formato JPEG. Tabelas ou quadros deverão ser elaboradas através da própria ferramenta de tabelas do Microsoft Word, com dimensões adequadas.

11.O(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do artigo deve(m) ser incluído(s), por extenso e caixa baixa através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar endereço completo e e-mail completo para divulgação no artigo. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Inserir, ainda no item metadados, o endereço para correspondência, telefones para contato. No item URL deve ser disponibilizado o link do currículo Lattes, bem como do Orcid.

12. Os artigos podem ser escritos em Português, Espanhol e Inglês. Os escritos em Português deverão apresentar, junto com o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavraschave em Inglês. Os artigos escritos em Inglês ou Espanhol deverão apresentar, junto com o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Português.

13.O texto deverá apresentar, inicialmente, os resumos entre 150 a 250 palavras, para isso, ver a NBR 6028, de novembro de 2003 da ABNT. O resumo não deverá ser redigido na primeira pessoa e deverá apresentar o tema, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. Deverão ser indicadas até cinco palavras-chave. O número de autores recomendado por artigo é de, no máximo, quatro.

14.Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área da revista.

15.As citações devem seguir a NBR 10520, de agosto de 2002, da ABNT, a qual determina que: – citações diretas com menos de três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. Devem constar a indicação do autor da citação.

Exemplos: No final da citação: “Citação” (PINTO, ano, p. 123).

No início ou inserida no texto: Segundo Pinto (ano, p. 123) “Citação”, ou ainda, Pinto (ano, p. 123) diz que: “[...] citação”. – citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem aspas. Ao final, deve constar: (SOBRENOME DO AUTOR CITADO, ano, p. 123). – citações indiretas, ou seja, texto baseado na obra do autor consultado, deve ser adotado o mesmo critério anterior para a referência do autor; se fora dos parênteses, o sobrenome começa com maiúscula e depois letras minúsculas; se entre parênteses, o sobrenome aparece em letras maiúsculas. – devem ser usados os seguintes recursos: [...] para indicar supressões; [ ] para indicar interpolações, acréscimos ou comentários; itálico para dar ênfase; (informação verbal)1 para dados oriundos de informação verbal em palestras, debates etc., com os dados referenciais em nota de rodapé.

Exemplo de nota de rodapé: 1Notícia fornecida por Nome e Sobrenome do palestrante no Evento, em Local, em mês e ano. grifo do autor ou grifo nosso: são usados após a paginação para esclarecer a autoria do grifo. Ex.: (PINTO, ano, p. 123, grifo do autor)

16. Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

17. A revisão ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.

18. As referências bibliográficas deverão ser redigidas segundo as normas da ABNT NBR 6023 de 14 de novembro de 2018. Incluir somente obras mencionadas no texto.

Todos os exemplos aqui apresentados são fictícios. – Autor pessoal ÚLTIMO SOBRENOME (Caixa alta), Nome e Sobrenome. Título. 2. ed. (Número da edição) Local: Editora, ano.

– Até 3 autores VELANGA , Carmen Tereza; PINTO, Auxiliadora dos Santos; SANTOS, Zuíla Guimarães Cova dos. Título. 13. ed. rev. e aum. Local: Editora, ano.

– Mais de 3 autores PINTO, Auxiliadora dos Santos. et al. Título: subtítulo. Local: Editora, ano. – Organizador (es), coordenador (es), tradutor (es) VELANGA , Carmen Tereza; PINTO, Auxiliadora dos Santos; SANTOS, Zuíla Guimarães Cova dos. (Orgs.). Título: subtítulo. Tradução de Nome e Sobrenome. [S.l.: s.n.] (Caso não contenha local e editora na obra referenciada), ano.

– Autor entidade BRASIL. Ministério da Educação. Título. Brasília, DF, ano.

– Autoria desconhecida PRIMEIRA palavra do título. Local: Editora, ano.

– Partes/capítulo de obra PINTO, Auxiliadora dos Santos. Título da parte. In: PINTO, Auxiliadora dos Santos (Org.). Título da publicação: subtítulo. Local: Editora, ano. p. 3-9.

Monografias e partes de monografias em meio eletrônico e on-line PINTO, Auxiliadora dos Santos. Título. Local: Editora, ano. 1 CD-ROM. PINTO, Auxiliadora dos Santos. Título. [S.l]: Editora, ano. Disponível em: . Acesso em: 3 jan. 2000.

- VERBETE. In: DICIONÁRIO de línguas estrangeiras. Local: Editora, ano. Disponível em: . Acesso em: 3 jan. 2000.

– Eventos (trabalhos apresentados) PINTO, Auxiliadora dos Santos. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento).

- Anais ... (mesmo caso para Resumos...) Local (da publicação): Editora, ano. p. 3-9. (Quando em meio eletrônico, adicione a descrição física do recurso utilizado após a paginação. Ex.: ... p. 3-9. 1 CD-ROM.)

– Eventos (trabalhos apresentados) on-line: PINTO, Auxiliadora dos Santos. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento).

- Anais eletrônicos... Local: Editora, ano. Disponível em: . Acesso em: 3 jan. 2018.

– Artigos e/ou matéria de revista PINTO, Auxiliadora dos Santos. Título do artigo. Título da revista, local, n. 1 (número da publicação), p. 3-9 (paginação inicial e final), jan. 2000 (data da publicação).

– Artigos on-line PINTO, Auxiliadora dos Santos. Título do artigo. Título da revista. Local, numeração, jan. 2000 (data da publicação). Disponível em: . Acesso em: 3 jan. 2018.

- As demais normas de referências omissas aqui podem ser consultadas na NBR 6028 DE 14 de novembro de 2018.

19. Notas As notas, numeradas sequencialmente em algarismo arábico no texto, devem figurar ao final de cada página, na mesma ordem em que aparecem no texto.

20.Siglas As siglas devem ser desdobradas quando mencionadas à primeira vez no artigo.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço entre-linhas 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS O autor declara que o artigo intitulado, “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação na Revista Culturas & Fronteiras, vinculada ao Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas – GEIFA, é um trabalho original, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista. O autor acima citado também declara: 1. Que participou da elaboração do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo; 2. Que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida; 3. Que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos fidedígnos ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão; 4. Que concorda que os direitos autorais referentes ao artigo acima mencionado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Culturas & Fronteiras, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada) ASSINATURA DO AUTOR Autor: ________________________________________________________________ Assinatura:_____________________________________________________________________ Endereço: ____________________________________________________________________ Email: ________________________ Data: _________________________ REVISTA CULTURAS

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.