A NOVA CONFIGURAÇÃO SOCIAL DE UM BAIRRO TRADICIONAL E O RECONHECIMENTO AO DIREITO DO OUTRO

SAIERA SILVA DE OLIVEIRA, DELSON FERNANDO BARCELLOS XAVIER, JEFERSON DE ARAÚJO SODRÉ

Resumo


O presente artigo resulta de uma pesquisa de campo realizada no tradicional Bairro do Triângulo, palco de luta pela manutenção de seus modos de vida, adquiridos ao longo de décadas, construído pelos trabalhadores da ferrovia, seringueiros e comerciantes. A enchente histórica em 2014 contribuiu para o deslocamento de um novo contingente populacional que passou a ocupar os espaços deixados pelos comunitários, trazendo consigo novas demandas por direitos. Objetivo: analisar os conflitos decorrentes da ocupação por novos contingentes de moradores numa comunidades etnicamente diferenciada e tradicional. A metodologia utilizada: pesquisa de campo com coleta de dados através de entrevistas, registros escritos e registros orais para melhor compreensão dos moradores enquanto comunidade tradicional, além de artigos científicos sobre tema.

Palavras-chaves: Direitos humanos. Tradicionalidade. Etnocídio. Novos moradores.


Texto completo:

PDF

Referências


AÇÕES Civis Públicas ajuizadas pelo Ministério Público Federal. Disponível em: http://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/processo.php. Acesso em 06 ago. 2018.

ASSOCIAÇÃO DO BAIRRO TRIÂNGULO. Relatório da trajetória de luta pela moradia das famílias pioneiras e tradicionais do Bairro do triângulo. Porto Velho, 2010.

BORZACOV, Yedda Pinheiro. Bairro Triângulo. In: Gente de Opinião, 20/05/2017. Disponível em: http://www.gentedeopiniao.com.br/noticia/bairro-triangulo-por-yedda-pinheiro-borzacov/167111. Acesso em: 06 ago. 2018.

DOUZINAS, Costa. O Fim dos Direitos Humanos. São Leopoldo/RS. Editora Unisinos, 2009.

FERREIRA. Rebeca A. A. de Campos, PMR-JPR-RO-00007391/2016. Procuradoria da República no Estado de Rondônia, Porto Velho, 2016.

RIMA. Relatório de Impacto Ambiental. Disponível em:

http://www.cemig.com.br/pt-br/A_Cemig_e_o_Futuro/sustentabilidade/nossos_programas/ambientais/Documents/RIMA%202014%20-%20Relat%C3%B3rio%20de%20Impacto%20Ambiental.pdf

Acesso em: 06/10/2018


Apontamentos

  • Não há apontamentos.