DE DEUSES A COMODITIES UM ESTUDO SOBRE A ÉTICA E O DIREITO NAS RELAÇÕES ENTRE ANIMAIS HUMANOS E NÃO HUMANOS

Autores

  • Julio Cesar de Souza Ferreira Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • RENATA MIRANDA DE LIMA UNIR
  • MARCO ANTONIO DOMINGUES TEIXEIRA UNIR

Resumo

Este artigo procura discutir as relações ancestrais de animais humanos e não humanos ao longo da história. A discussão travada teve como método a revisão bibliográfica  e a observação local do fenômeno. De Deuses a comodities a longa trajetória dessas relações experimentou todos os tipos de situação. Animais sempre foram alimento, companheiros, mascotes, cobaias, seres místicos e sobrenaturais. As formas de tratamento dos humanos com os animais variaram de sociedade para sociedade, mas certamente as vantagens de negócios e enriquecimento sempre estiveram à frente dessas relações. Mesmo enquanto deuses, animais eram sacrificados e adorados ao mesmo tempo. Com o avanço da sociedade Ocidental a partir das Grandes Navegações, observou-se que, cada vez mais, os animais perderam seus antigos status de divindades e passaram à condição de coisas e bens. O especismo foi uma das características desse processo e ajudou a criar um imaginário de bons e maus no mundo dos animais não humanos, que contribuiu largamente para a matança e a extinção de muitas espécies. Seria necessário superar o pensamento religioso e voltar para a ética e a razão para que a humanidade retomasse o caminho do reconhecimento dos direitos animais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar de Souza Ferreira, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Delegado de Polícia Civil, bacharel em direito pelo CEULJI/ULBRA, mestrando em Direitos Humanos e Desenolvimento da Justiça pela UNIR (DHJUS/UNIR/EMERON)

RENATA MIRANDA DE LIMA, UNIR

Advogada, bacharela em direito pelo CEULJI/ULBRA, mestranda em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça  pela UNIR (DHJUS/UNIR/EMERON)

MARCO ANTONIO DOMINGUES TEIXEIRA, UNIR

[1] Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Professor do Mestrado em História e Estudos Culturais e Professor do Mestrado em Direitos Humanos. Mestre em História pela UFPE-1995 e Doutor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental pelo NAEA/UFPA

Downloads

Publicado

01/08/2019

Edição

Seção

Artigos