Navegando por alguns mares da autorregulação: as teorias de Goldstein, Neill, Perls, Reich, Rogers e Maslow.

Autores

  • Maria Hercília Rodrigues Junqueira Universidade Federal de Rondônia
  • Vanessa Aparecida Alves Lima Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Autorregulação. Psicologia humanista. Fenomenologia.

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar o conceito de autorregulação nas teorias de Goldstein, Maslow, Rogers, Neill, Reich e Perls, fundamentando em todos a concepção de que, à sua forma e a seu tempo, consideraram o interesse pelo bem-estar da humanidade (transcendendo o homem) e uma confiança ilimitada na capacidade da pessoa de autogerir-se. Esses autores demonstram profunda confiança na capacidade humana de resolver seus próprios conflitos, preocupação com o desenvolvimento pleno e livre do ser humano e com uma sociedade mais justa e equilibrada. Como teóricos foram testemunho de vida por meio de suas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Hercília Rodrigues Junqueira, Universidade Federal de Rondônia

Professora aposentada (associada) do Departamento de Psicologia (DEPSI) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Gestalt-terapeuta, com larga experiência clínica. Foi supervisora do Estágio Curricular do DEPSI da UNIR da abordagem centrada na pessoa por mais de 20 anos.

Vanessa Aparecida Alves Lima, Universidade Federal de Rondônia

Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Pesquisadora nas Áreas de Psicologia Moral e Psicologia Escolar.

Downloads

Publicado

10/01/2017

Edição

Seção

Artigos