A Abordagem Epistemológica à Argumentação em Discussão

Autores

  • Rodrigo Freitas Costa Canal Universidade Federal do Oeste do Pará

Palavras-chave:

Epistemologia da Argumentação, Lógica Informal, Teoria da Argumentação, Abordagem Epistemológica a Argumentação, Função Epistêmica da Argumentação

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir criticamente o empreendimento denominado de Abordagem Epistemológica a Argumentação (Epistemological Approach to Argumentation). De modo a satisfazer minimamente esse objetivo, o artigo introduz algumas distinções conceituais mínimas para se entender o problema da função e do objetivo da argumentação, cuja a solução é disputada pelas três alternativas principais em seu estudo, abordagens essas que apresentamos na seção a seguir desta. Como a abordagem epistemológica é o nervo deste trabalho, argumenta-se que para se compreender minimamente, mas de forma rigorosa, a natureza de uma abordagem epistemológica, deve-se entender a tese da função epistêmica da argumentação. Por fim, a discussão sobre a abordagem epistemológica é então introduzida, começando com uma discussão da razão pela qual seus defensores estariam justificados em assumir que uma teoria epistemológica da argumentação é superior à suas concorrentes; apresentamos então alguns desafios fornecidos à abordagem epistemológica por parte de seus críticos e algumas das respostas que os defensores da abordagem epistemológica tem dado a estas objeções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Freitas Costa Canal, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e graduado em Filosofia (Licenciatura e Bacharelado, 2006) pela Universidade Federal de São João Del Rei. Atualmente é Professor Assistente I da Universidade Federal do Oeste do Pará, atuando no Centro de Formação Interdisciplinar, lecionando especificamente o módulo Origem e Evolução do Conhecimento. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes problemas/temas: natureza e método da atividade filosófica, metafilosofia, filosofia da mente, Programa de Fillosofia da mente de John Searle e Critical Thinking.

Downloads

Publicado

28/07/2016

Edição

Seção

Artigos