Histórico do periódico

O Grupo de Trabalho (GT) Artes Cênicas na Rua, da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) iniciou suas atividades em 2011 e realizou a sua I Reunião Artístico Científica específica, fora dos encontros regulares da ABRACE, entre 21 e 25 de julho de 2015, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Porto Velho/RO.

De 26 a 28 de julho de 2017 o GT Artes Cênicas na Rua promoveu a sua segunda reunião artístico científica específica, na cidade de São João del-Rei/MG, em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e com o festival Inverno Cultural, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX) da mesma universidade. O evento contou com a participação de, em média, cinquenta pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, professoras e professores de oito instituições universitárias públicas. Os trabalhos apresentados e os debates realizados nesta edição do evento geraram o primeiro número dos Anais do GT, que são publicados pela Editora da Universidade Federal de Rondônia – EDUFRO.

A III Reunião Artístico-Científica do GT aconteceu nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, no Cariri cearense, entre os dias 11 e 13 de junho de 2019, em uma realização do Núcleo Interdisciplinar de Poéticas Artísticas  (NIPA), da Universidade Regional do Cariri (URCA). 

A partir do estímulo gerado pela II Reunião do GT, em 2018, é lançada a presente revista, que segue com periodicidade anual desde então.

Ressalta-se a importância desta publicação, uma vez que ainda são escassas as publicações e materiais de referência no tocante às artes cênicas de rua. Esperamos que esta iniciativa contribua com a divulgação das pesquisas em andamento na área, bem como incentive a realização de novas pesquisas e estudos neste temática.