O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no corpo do texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

A revista aceita artigos de doutores e mestres. Para submeter um manuscrito original na Afros & Amazônicos, os autores deverão acessar o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas e se cadastrar no Portal de Periódicos da UNIR (http://www.periodicos.unir.br). Em caso de dificuldades na operação do sistema, contatar o editor através do endereço eletrônico: rogerio.link@unir.br. Para maior visibilidade do artigo, recomenda-se que os autores estejam devidamente cadastrados no ORCID (Open Researcher and Contributor ID). Além disso, a submissão de artigos ou resenhas implica concordância, por parte dos autores, com as condições do Código Ético da revista e com a cessão de direitos autorais da publicação.

O artigo para publicação pode ser redigido em português, espanhol, francês ou inglês e deverá ser acompanhado de um resumo de até 15 linhas e 5 palavras-chave. Em caso de publicação em língua espanhola, francesa ou portuguesa, deve ser incluído também uma tradução para a língua inglesa do resumo (abstract), das palavras-chave (keywords) e do título do artigo.

O manuscrito para publicação deve seguir as normas da ABNT (especificamente a NBR 6022). Deve conter entre 40 mil e 70 mil caracteres com espaço (aproximadamente 15 a 30 páginas) e ser formatado com parágrafo justificado, espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12. As citações diretas com mais de 3 linhas devem estar em parágrafo separado, justificado, fonte Times New Roman, tamanho 11. As notas, quando houver, devem ser numeradas sequencialmente, em números arábicos, fonte Times New Roman, tamanho 10. As remissões bibliográficas não deverão ser feitas em notas, e sim figurar no corpo principal do texto, conforme o seguinte modelo: (FREITAS, 2002, p. 32). Somente a bibliografia citada deverá ser relacionada no final do trabalho, em ordem alfabética de sobrenome, conforme a padronização da ABNT.

Os artigos devem ser submetidos sem indicação de autoria. Os dados do autor devem ser colocados como “documento suplementar” e conter o nome completo do autor ou autores, com um currículo sucinto contendo titulação acadêmica, vinculação institucional, endereço eletrônico e agência de apoio de fomento quando houver. Além disso, o artigo submetido não pode estar ao mesmo tempo sendo avaliado para publicação em outro periódico.

Para submissão de resenhas, os autores devem ter titulação mínima de mestres. As resenhas submetidas deverão produzir uma análise crítica e trazer novos conhecimentos, não sendo um simples resumo da obra. Nesse sentido, deverão discutir a relevância da obra resenhada em relação à bibliografia existente sobre o tema, apresentar os principais objetivos da obra e o desenvolvimento dos argumentos para alcançar tais objetivos, demonstrar como a obra se posiciona nos debates contemporâneos sobre o tema e situar o significado historiográfico da obra.

As resenhas devem ter entre 8 mil e 16 mil caracteres com espaço (entre três e seis páginas). Devem conter título próprio (diferente de “resenha” ou da indicação bibliográfica da obra) no idioma original do texto e em inglês (quando este não for o idioma original), citações e referências bibliográficas. Quanto à formatação, seguem as mesmas normas da submissão dos manuscritos dos artigos.

As obras resenhadas deverão ser publicações recentes; dois anos em se tratando de publicações nacionais e 4 anos em se tratando de publicações estrangeiras. Excepcionalmente poderão ser aceitas resenhas de obras mais antigas, desde que os editores considerem sua relevância social, cultural e histórica.