DIAGNÓSTICO REGIONAL COMO SUPORTE À TOMADA DE DECISÃO SOBRE ITINERÁRIOS FORMATIVOS: EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS DO OBSERVATÓRIO DO IFRO

Autores

  • Rosa Martins Costa Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.
  • Josélia Fontenele Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.
  • Leonardo Sousa Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.
  • Braulio Fernandes Gerhardt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v4i2.2679

Resumo

Resumo: Uma das grandes dificuldades no desenvolvimento de pesquisas institucionais é a utilização de procedimentos metodológicos adequados que não se restrinjam aos limites da pesquisa acadêmica, mas que promovam planejamento institucional eficiente que, no caso de instituições de ensino, impactem na tomada de decisão e contribuam na criação de itinerários formativos alinhados aos cenários sociais atuais e suas perspectivas de mudança. Esse texto tem como objetivo apresentar experiências metodológicas vivenciadas no Observatório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), de modo específico, relata a experiência do projeto-piloto denominado “Diagnóstico Regional Guajará-Mirim” com o objetivo de dar suporte inicial, a ser aperfeiçoado pelos campi do IFRO e demais interessados, à elaboração de  projetos de pesquisa institucional que alinhem demandas sociais e oferta educacional de modo relevante e eficaz para o desenvolvimento regional.

 

Palavras-chave: Pesquisa Regional. Itinerário Formativo. Metodologia. Observatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Martins Costa Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2016). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR- 2008), Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Gestão Escolar (UNIR-2001 e 2002), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR, 1999). Tem experiência na área de Educação e Geografia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia de educação, escola e cultura, epistemologia, história de vida acadêmica, geografia cultural e fenomenológica. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias (GET/IFRO). É membro da equipe do Observatório do IFRO. Desenvolve suas atividades profissionais na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO.

Josélia Fontenele Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Doutora em Geografia, Coordenadora do Grupo de Trabalho do Projeto Diagnóstico Regional Guajará-Mirim/Etapa Bolívia, Professora EBTT, Campus Porto Velho Calama.

Leonardo Sousa Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Mestre em Administração, Administrador e Diretor de Planejamento/PRODIN/Reitoria. Membro do Observatório do IFRO e do Grupo de Trabalho do Projeto Diagnóstico Regional Guajará-Mirim.

Braulio Fernandes Gerhardt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Especialista em Administração Pública e Orçamentária, membro do Grupo de Trabalho do Projeto Diagnóstico Regional Guajará-Mirim e Administrador na Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

Downloads

Publicado

15/01/2018

Edição

Seção

Artigos