PERFIL DE ALGUNS IMIGRANTES BRASILEIROS RETORNADOS DE PORTUGAL QUE VIVEM EM RONDÔNIA

Resumo

O retorno de emigrantes internacionais é algo complexo e, por esse motivo, diferentes estudiosos vêm se dedicando ao tema. Apesar disso, as pesquisas a respeito dos retornados brasileiros que viviam em Portugal ainda são escassas. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é descrever o perfil e as características do processo migratório dos imigrantes brasileiros retornados de Portugal que se estabeleceram no estado de Rondônia. Para atingir esse objetivo, foram usados dados disponibilizados pelo IBGE, através dos resultados do Censo 2010, que possibilitaram identificar quais são os estados e municípios com maior concentração de emigrantes em relação à população residente, identificando os países de destino. Após selecionar os municípios a serem visitados, desenvolveu-se um protocolo de entrevista estruturada com perguntas que buscavam traçar o perfil dos imigrantes retornados de Portugal. Essas entrevistas foram realizadas em Rondônia em quatro municípios diferentes, nos quais 57 pessoas foram entrevistadas no mês de julho de 2012. A análise dos resultados permitiu confirmar hipóteses apresentadas por diferentes autores da questão migratória sobre a autorregulação dos movimentos migratórios e a importância das redes migratórias. Este trabalho insere-se no âmbito do projeto A Crise e a Migração de Retorno, e é apoiado pelo CNPq.
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v1i1.927
PDF

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Downloads

Não há dados estatísticos.