GEOGRAFIAS DA COMUNICAÇÃO E PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO E CIDADANIA PARA TRABALHADORAS EM AGRICULTURA DA ZONA RURAL DE CHUPINGUAIA/RO

Autores

  • Lilian Reichert Coelho UNIR
  • Larissa Pereira Ruas UNIR

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v1i1.908

Resumo

O objetivo desta reflexão foi verificar os modos como as mulheres rurais do Distrito Novo Plano, no município de Chupinguaia, em Rondônia, percebem a própria atuação como participação política. Para tanto, o trabalho desenvolveu-se com foco nas mulheres representantes de associações, especialmente, na presidenta da Associação Agrinova. A leitura aqui proposta conduziu-se pela percepção das funcionárias do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Vilhena e Chupinguaia (STTR). Para tanto, foram utilizadas como técnicas de coleta de dados a observação não participante, entrevistas semi-estruturadas e descrição a partir de diário de campo das pesquisadoras. Do ponto de vista teórico, o trabalho balizou-se na confluência entre a área emergente e interdisciplinar das Geografias da Comunicação, dos Estudos Contemporâneos sobre Gêneros e Feminismos e da Comunicação para a Cidadania. A partir do cruzamento dos dados coletados junto aos sujeitos da pesquisa, obteve-se, como resultados, grosso modo, que a participação política das mulheres em foco ainda é incipiente e dependente da mediação do STTR, situação derivada, sobretudo, da falta de informação e das dificuldades de comunicação na localidade em estudo.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Reichert Coelho, UNIR

Professora Adjunta I do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, campus de Vilhena. Pesquisadora do CNPq. Líder do HIBISCUS – Grupo de Pesquisa e Extensao em Comunicaçao, Discurso e Genero. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Gênero, Mídia e Políticas Públicas em Rondônia: Análise Crítica do Discurso governamental sobre o Programa Territórios da Cidadania e propostas de comunicação e cidadania para/com as trabalhadoras em agricultura, financiado pelo CNPq.

Larissa Pereira Ruas, UNIR

Estudante de graduação em Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, campus de Vilhena. Bolsista PIBIC/CNPq. Membro da equipe executora do Projeto de Pesquisa Gênero, Mídia e Políticas Públicas em Rondônia: Análise Crítica do Discurso governamental sobre o Programa Territórios da Cidadania e propostas de comunicação e cidadania para/com as trabalhadoras em agricultura.

Downloads

Publicado

04/12/2014

Edição

Seção

Artigos