A EDUCAÇÃO NA TERRA INDÍGENA RIO GUAPORÉ: PERCEPÇÃO, AVALIAÇÃO E DESAFIOS VIVENCIADOS

Autores

  • Hellen Virginia da Silva Alves Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC
  • Maria das Graças Silva Nascimento Silva Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i1.4263

Resumo

Este estudo apresenta a percepção das mulheres, alunos e alunas da Terra Indígena Rio Guaporé (TIRG) em relação à educação ofertada nas escolas do território indígena. O objetivo foi identificar como a comunidade avalia aspectos como qualidade e contextualização do material didático ofertado aos alunos, ensino e aprendizagem da língua materna e do português e perfil dos docentes, bem como mapear as principais reivindicações da comunidade para melhoria da qualidade da educação ofertada na TIRG. O estudo desenvolvido se fundamentou na Geografia Fenomenológica e de Gênero. Utilizamos os conceitos de Merleau-Ponty (2015) e Kozel (2007) para analisar a percepção da comunidade. Para pontuar os aspectos culturais e de gênero que envolvem a percepção e avaliação coletiva foram empregados conceitos de Nascimento Silva e Silva (2014), Nascimento Silva e Alves (2017), Freire (2010), Maldi (1991), Caspar (1953; 1955) e Brah (2006). Os instrumentais de pesquisa utilizados foram rodas de conversa, entrevistas e questionários semi-estruturados aplicados às mulheres, alunos e alunas da TIRG. Através das pesquisas realizadas, identificamos a existências de variadas demandas em relação à qualidade da educação que é ofertada em território indígena, dentre as quais destacam-se a necessidade de material didático contextualizado ao  cotidiano e à cultura local, a contratação de professores indígenas e merendeiras, o desenvolvimento de projetos que estimulem a integração e o intercambio de saberes tradicionais entre jovens e idosos, a necessidade de transporte escolar, de elaboração de cardápio adequado à dieta dos povos que habitam a TIRG e de efetiva orientação ou acompanhamento pedagógico por parte da SEDUC aos professores locais, dentre outras. No contexto da educação indígena é primordial que a comunidade de acesso e condições de permanência na escola e a formação e contratação de professores indígenas, bem como a oferta de material didático adequado ao contexto vivenciado pelos alunos e alunas são aspectos fundamentais para que o ensino-aprendizagem tenha êxito.

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Biografia do Autor

Hellen Virginia da Silva Alves, Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero – GEPGÊNERO. Assessora da Diretoria de Educação Profissional do Serviço de Aprendizagem Comercial - SENAC.  

Maria das Graças Silva Nascimento Silva, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Ciências Sócio Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará, mestra em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Professora Associada ao Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero

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Publicado

29/08/2019