A ESCOLA NA ROTA DE MIGRAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESEJOS E DESAFIOS

Autores

  • Rosa Martins Costa Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.
  • Ednalva Oliveira Silva Escola Municipal Herbert de Alencar
  • Maria José Ambrósio dos Reis Peters Escola Municipal Herbert de Alencar

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i1.4259

Resumo

Este estudo é um relato de experiência do processo inicial de acolhida de estudantes imigrantes em uma escola pública do município de Porto Velho – RO. O objetivo é apresentar os desafios enfrentados pela equipe escolar para inserir os estudantes no sistema de ensino brasileiro. Para tanto, descreve-se aqui a experiência das autoras que são coordenadora pedagógica, professora e pesquisadora da temática. A delimitação espaçotemporal deste relato se insere no ano de 2012, ano em que muitos pais de crianças haitianas procuraram a escola para matricular seus filhos. Eles informavam que já haviam peregrinado em várias escolas e todas alegavam não dispor de vagas tão logo os funcionários percebiam a falta da documentação necessária para a matrícula ou mesmo a ausência de qualquer documento. A partir desse momento, iniciou-se um processo que denominamos de “desejos e desafios”. Desejos de alguns profissionais envolvidos em garantir o direito à educação das crianças e os desafios impostos pela burocracia, desconhecimento, falta de orientação e aporte pedagógico para as escolas e, muitas vezes, preconceito e ausência de interesse em conhecer e acolher os imigrantes. A matrícula é apenas o primeiro desafio. Outros dilemas complexos são demandados pelo contexto escolar, como as avaliações classificatórias, reclassificatória, lacuna, a operacionalização de testes de localização, a aceitação dos professores e dos demais estudantes, as estratégicas didáticas de alfabetização em Língua Portuguesa, entre outros. Observa-se que a escola é rota da migração para assegurar direitos humanos. Por este motivo, torna-se tão urgente quanto fundamental que os educadores se envolvam efetivamente nesse debate com proposições de caminhos para que os desejos vençam os desafios. 

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Biografia do Autor

Rosa Martins Costa Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2016). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR- 2008), Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Gestão Escolar (UNIR-2001 e 2002), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR, 1999). Tem experiência na área de Educação e Geografia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia de educação, escola e cultura, epistemologia, história de vida acadêmica, geografia cultural e fenomenológica. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias (GET/IFRO). É membro da equipe do Observatório do IFRO. Desenvolve suas atividades profissionais na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO.

Ednalva Oliveira Silva, Escola Municipal Herbert de Alencar

Especialista em Potenciais de imagem: fotografia, cinema, vídeo e hipermídias; Especialista em Coordenação Pedagógica (UNIR). Psicóloga forma pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pedagoga formada pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Supervisora da Escola Municipal Herbert de Alencar. Pesquisadora do Núcleo de Educação e Migração do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias – GET/IFRO. E-mail: nalvajunges@hotmail.com

Maria José Ambrósio dos Reis Peters, Escola Municipal Herbert de Alencar

Especialista em Ciência do Movimento Humano. Graduada em Educação Física. Professora de Educação Física na Escola Municipal Herbert de Alencar. E-mail: flordelotus_8@hotmail.com

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Publicado

29/08/2019