TRAJETÓRIAS MIGRATÓRIAS, PROJETOS ARTÍSTICOS E PRÁTICAS INTELECTUAIS DE HAITIANOS NO BRASIL

Autores

  • Roziane da Silva Jordão Universidade Federal do Amazonas
  • Sidney Antônio da Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Marília Lima Pimentel Cotinguiba Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i1.4251

Resumo

Este artigo tem como objetivo dialogar sobre a criação artística e intelectual de imigrantes haitianos no Brasil. A partir das letras das músicas “Eu gosto do Brasil” e “Quando eu cheguei aqui”, dos cantores haitianos Alix Georges e  Guerby Cherry, bem como a partir do livro “(Re)construindo um sonho” escrito pelo imigrante haitiano Jac-SSone Alerte, analisamos a atuação do sujeito imigrante intelectual e artista sob a perspectiva do engajamento para a manutenção dos laços culturais que se estabelecem entre os imigrantes haitianos com sua terra natal. Para tanto, além da teoria da migração transnacional e reflexões sobre o conceito de intelectual proposto por Gramsci, recorremos aos teóricos pós-coloniais, tal como Bhabha (1998) no sentido de realizar uma análise sobre a subalternidade e representação do sujeito imigrante. Embora este artigo não seja o resultado final de uma pesquisa- e sim os primeiros achados de uma tese em construção- consideramos que esse campo que delimitamos para estudo é promissor e tem muito a contribuir para os estudos migratórios no Brasil, o que nos motiva a continuar o trabalho. Há muitas produções artísticas e intelectuais de imigrantes haitianos que foram (e são) produzidas no Brasil. Nessas obras, são nítidos o hibridismo cultural e a pluralidade. Em nossa análise sobre as músicas “Eu Gosto do Brasil” e “Quando eu Cheguei aqui”, percebemos e dialogamos sobre as relações sociais que são estabelecidas pelos imigrantes no processo de inserção na sociedade brasileira. As produções artísticas e intelectuais dos imigrantes haitianos estão vinculadas à realização do projeto migratório que estabeleceram para si mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roziane da Silva Jordão, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Antropologia Socia pela Universidade Federal do Amazonas, Mestra em Letras pela Universidade Federal de Rondônia, Graduada e Licenciada em Letras pela Faculdade Metropolitana.

Sidney Antônio da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor na UFAM (Programa de Pós-graduação em Antropologia Social), Doutor em Antropologia Social (USP), coordenador do Grupo de Estudos Migratórios na Amazônia (GEMA)

Marília Lima Pimentel Cotinguiba, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professora na UNIR (Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em LETRAS), Doutora em Linguística (UNICAMP), Coordenadora do Grupo de Estudo MIMCAB, Migração, Memória e Cultura na Amazônia Brasileira

Downloads

Publicado

29/08/2019