LEKÒL LA: AS CRIANÇAS HAITIANAS E A INSERÇÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA EM PORTO VELHO-RO

Resumo

O presente estudo buscou analisar como se deu o processo de inserção e escolarização de crianças haitianas em três escolas da capital rondoniense, vindas com seus pais ou responsáveis do país caribenho, após a entrada em massa desses imigrantes no país, a partir do ano de 2010. O objetivo foi identificar, descrever e refletir acerca dos processos de inserção e permanência escolar adotados por escolas públicas do ensino fundamental. O recorte abrangeu três instituições de ensino fundamental, localizadas na área central da cidade, próximas de bairros nos quais esses imigrantes se concentravam. O estudo de abordagem qualitativa foi desenvolvido a partir dos referenciais teóricos-metodológicos encontrados nos conceitos de relativismo-cultural e da observação participante. Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas abertas, a observação em ambientes escolares e sociais e a participação em organização de aulas de português e de reforço para esses sujeitos. Os dados indicam a necessidade de capacitação para os professores e demais funcionários para um melhor acolhimento desses estudantes, além de políticas públicas mais abrangentes. Nesse sentido, ações concretas do poder público aliadas à capacitação continuada da equipe pedagógica a respeito dos processos migratórios é essencial para que a inserção, o ensino, a aprendizagem e a permanência dessas crianças nas escolas públicas brasileiras tenham êxito.

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i1.4242
PDF

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Downloads

Não há dados estatísticos.