ESCOLA RURAL NO SÉCULO XXI: RESPEITO AOS ELEMENTOS DA NATUREZA ATRAVÉS DO AMBIENTE VIVIDO

Autores

  • Danúbia Zanotelli Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Maria das Graças Silva Nascimento Silva

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i1.4240

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar as percepções subjetivas acerca do ambiente vivenciado por 20 estudantes do ensino fundamental da zona rural da escola municipal 22 de Abril, localizada no Município de Monte Negro, Rondônia-Brasil. Na paisagem rural encontramos não somente as características físicas dos lugares onde os educandos vivem, mas também a história da comunidade através das modificações empreendidas sobre o lugar, as atividades econômicas resultantes desse processo e as relações sociais entre os sujeitos que ocupam o espaço geográfico. Diante disso, a partir da metodologia de história oral proposto por Meihy (2005) e do método fenomenológico proposto por Gaston Bachelard (1993) buscamos analisar o espaço que os discentes habitam, levando em consideração os problemas ambientais presentes nesses meios e o respeito aos elementos da natureza, resultante do entendimento do meio ambiente como essencial a sobrevivência humana. A escolha pela entidade de ensino municipal se deve pelos projetos que visam à melhoria do ambiente físico escolar, que por meio de ações conciliam reutilização de materiais recicláveis e a construção de áreas de lazer e estudo, demonstrando respeito à natureza e seus recursos, apontando para a necessidade da preservação e uso sustentável do meio ambiente, promovendo educação ambiental. Salutar refletir sobre a educação rural que proporcione aprendizagem voltada as necessidades da população em que atende para além dos conteúdos programados em cada componente curricular, o que nos permite afirmar a premência da observação dos anseios da população onde a unidade de ensino está inserida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danúbia Zanotelli Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Mestranda em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia ? UNIR, sob a linha de pesquisa Território e Sociedade na Pan-Amazônia - TSP, Membro do Grupo de Pesquisa em Geografia: Mulher e Relações Sociais de Gênero - Gepgênero; Coordenado pela Profa. Dra. Maria das Graças Silva Nascimento Silva; Membro do Grupo Experimental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar, Sob a coordenação da Profa. Dra. Nubia Débora Araujo Caramello. Graduada em Geografia - Faculdades Integradas de Ariquemes (2009). Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010).

Maria das Graças Silva Nascimento Silva

Doutora em Ciências Sócio Ambiental e Desenvolvimento Sustentável , pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia - NAEA da Universidade Federal do Pará (2004), Pós-Doutorado em Geografia Humana, na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG -PR. Mestra em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996), Graduada em Geografia pelas Universidade Federal de Rondônia (1988). Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisa principal na área de Geografia e Gênero, com ênfase em Políticas Públicas para mulheres do campo , da floresta e das águas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero - GEPGENERO, É também docente do quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia.Participa das seguintes Redes de Pesquisas: Rede Latino Americana de Geografia e Gênero - RLAGG , Rede Espaço e Diferença RED# e da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latino -Americana – REGGILA

Downloads

Publicado

29/08/2019